A indicação de leitura desta semana é o livro “Eu Sou Malala”.
O Projeto no “Meio do Caminho tem um Livro” é idealizado pelas três Bibliotecas Públicas de Formiga.
Malala Yousafzai é uma jovem paquistanesa com hábitos comuns para uma adolescente: ver seu programa de televisão favorito, brigar com os irmão e ir para a escola.
Ao completar 10 anos, a região onde vivia com seus pais foi tomada pelo grupo terrorista radical Talibã. A partir desse dia, seus hábitos corriqueiros passaram a ser crime diante da interpretação do novo grupo dominante. A música, teatro, a leitura e o ensino de mulheres estavam banidos.
Seus pais a ensinaram desde jovem a lutar por seus ideais, e foi assim que o nome de Malala Yousafzai entrou para a história: ela passou a lutar pelo direito à educação feminina no Paquistão.
Através de um pseudônimo e depois revelando sua verdadeira identidade, Malala deu voz às milhares de mulheres oprimidas de seu país. Seus relatos e entrevistas à imprensa internacional defendendo o direito das meninas paquistanesas à educação rapidamente chamou a atenção da liderança do Talibã, o que a tornou um alvo da fúria do grupo. Quando completou 15 anos ,foi vítima de um atentado dentro de um ônibus escolar, e Malala quase morreu.
Desde então, ela mora na Inglaterra com a família, e continua falando e buscando apoio para que crianças do mundo todo tenham garantido o direito à educação – movimento que lhe rendeu, em 2014, o Prêmio Nobel da Paz.
Eu sou Malala é um bom livro para nos lembrar como direitos básicos de milhares de mulheres ao redor do mundo ainda são suprimidos e mesmo com os avanços que a modernidade trouxe, ainda temos muito a progredir.
Esta e outras incríveis histórias de mulheres marcantes podem ser encontradas na Biblioteca Pública Municipal “Doutor Sócrates Bezerra de Menezes ”, situada na Praça São Vicente Férrer, número 140, Centro de Formiga.
Fonte: Bibliotecas públicas

Foto: divulgação biblioteca pública