Os americanos comparecem às urnas nesta terça-feira (8) para eleições legislativas que podem decidir o futuro de político do presidente Joe Biden e de Donald Trump, que nas últimas horas da campanha insinuou uma possível candidatura para a disputa presidencial de 2024.

O presidente democrata fez um apelo para que o país “defenda a democracia”, pouco antes de seu antecessor republicano anunciar que fará um “grande anúncio” no dia 15 de novembro, o que muitos analistas acreditam que será a pré-candidatura à Casa Branca. As eleições nacionais nos Estados Unidos acontecem, como determina a tradição, na terça-feira posterior à primeira segunda-feira do mês de novembro.

As ‘midterms’ (eleições de meio de mandato) definirão toda a Câmara de Representantes, um terço do Senado, vários governos estaduais e importantes cargos locais. Também acontecem referendos sobre o direito ao aborto em quatro estados: Califórnia, Vermont, Kentucky e Michigan.  Depois de uma campanha difícil que teve a inflação como tema central, os republicanos acreditam que retomarão a maioria no Congresso.

“Se você deseja um fim à destruição de nosso país e salvar o sonho americano, deve votar pelos republicanos”, afirmou o ex-presidente Donald Trump, onipresente na campanha, durante um comício na segunda-feira em Ohio, um dos redutos industriais do país.

Diante de muitos simpatizantes, o milionário de 76 anos afirmou que fará um “grande anúncio na terça-feira 15 de novembro em Mar-a-Lago”, sua residência na Flórida, consciente de que uma vitória de republicanos que o apoiam nesta terça-feira pode representar o trampolim ideal para uma candidatura na eleição presidencial de 2024.

Inflação

Organizadas dois anos após a disputa presidencial, as eleições de meio de mandato sempre são consideradas um referendo sobre o governo.  Poucas vezes o partido do presidente em exercício escapa do voto de castigo. Os democratas tentaram atrair até o fim da campanha o voto da esquerda e do centro, alegando que a oposição republicana é uma ameaça para a democracia e as conquistas sociais, como o direito ao aborto.

“Nossa democracia está em perigo”, declarou o presidente Joe Bidem 79 anos, durante o comício de fim de campanha em Maryland, na segunda-feira à noite. Mas a inflação (8,2% em média) permanece como a principal preocupação dos americanos e os esforços de Joe Biden para reivindicar o papel de “presidente da classe média” não parece ter dado resultados.

As pesquisas mais recentes indicam que a oposição republicana tem chances de conquistar de 10 a 25 cadeiras na Câmara de Representantes, resultado mais que suficiente para ter a maioria. O cenário é menos definido para o Senado, mas os republicanos também têm possibilidades de conquistar a maioria.

Perder o controle nas duas Câmaras do Congresso teria graves consequências para o presidente democrata, que já declarou ter a “intenção” de disputar a reeleição em 2024. Na segunda-feira, Biden afirmou que estava “otimista” com o resultado da eleição, mas admitiu que manter a maioria da Câmara de Representantes será “difícil”.

Como sinal do interesse dos americanos nas eleições, mais de de 43 milhões de pessoas já haviam votado até segunda-feira à noite, de maneira antecipada ou pelo correio.  Os resultados de algumas disputas mais acirradas podem demorar dias até o anúncio.

Duelos

Concretamente, as eleições de meio de mandato são definidas em alguns estados-chave, os mesmos da votação presidencial de 2020. Todos os olhos estão voltados para a Pensilvânia, antigo reduto da indústria siderúrgica, onde o milionário cirurgião republicano Mehmet Oz, apoiado por Donald Trump, enfrenta o democrata John Fetterman, ex-prefeito de uma pequena cidade, pela cadeira mais disputada do Senado.

O resultado nesta eleição pode definir o equilíbrio de poder no Senado. Assim como em 2020, a Geórgia também chama a atenção. O democrata Raphael Warnock, o primeiro senador negro eleito neste estado do sul com um forte passado segregacionista, tenta a reeleição contra Herschel Walker, afro-americano e ex-jogador de futebol americano, que tem o apoio de Trump.

Arizona, Ohio, Nevada, Wisconsin e Carolina do Norte do Norte também são cenários de disputas acirradas entre os democratas e candidatos apoiados por Donald Trump, que juram lealdade absoluta ao ex-presidente.  As campanhas custaram centenas de milhões de dólares e transformaram estas eleições de meio de mandato nas mais caras da história dos Estados Unidos.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: