MAURO CÉSAR
Canalização de esgoto

?Queria solicitar ao setor responsável uma melhoria na rua Dr. Teixeira Soares. A empresa, que fez a canalização do esgoto deixou a referida via em estado precário. As tampas ficaram com verdadeiras ?bacadas? e o calçamento totalmente desnivelado. Isso é um pedido dos moradores do bairro Engenho de Serra. Eles ressaltaram ainda os buracos que vão da casa do Ninico até a igreja São Geraldo. Quem fez os serviços, salvo engano foi o Teixeira (JK) e a situação no local está calamitosa?.
Recolhimento de lixo
?Os moradores da rua Nossa Senhora da Abadia fizeram um abaixo-assinado pedindo ações da municipalidade que coíbam o povo de jogar lixo na altura dos números 531 e entre os 400 e 450. Sugerem que a Secretaria de Gestão Ambiental providencie cartilhas educativas informando quanto aos dias de recolhimento de lixo molhado e seco?.
Demanda na Saúde
?Que a Secretária de Saúde regularize a situação da ortopedia no município, o mais rápido possível, além da ginecologia e da oftalmologia. São especialidades com várias procuras, principalmente cirurgia na ortopedia. O município não tem conseguido atender essa demanda. A atual secretária, que é esposa de um médico ortopedista sabe bem das mazelas no município?.
Dois pesos e duas medidas
Sobre a matéria de capa no jornal Nova Imprensa: ?Isso pode, mas isso não pode?: ?A regra tem que ser cumprida. Para tirar o ?Varal da Vergonha? da porta da Prefeitura a regra valeu, mas para fazer a fiscalização das obras (entulhos, tijolos, materiais) em cima dos passeios na cidade, a regra não vale. O que então está valendo dentro desta administração??.
Quem quer lotes?
?Outro assunto abordado no mesmo jornal, fala da distribuição de lotes. Para doação de bem público tem que ter projeto de lei e ser aprovado. Então, se alguns têm essa vantagem, é preciso o crivo do Ministério Público para que a punição ocorra de forma mais drástica. Coisas do município não se dá ao bel prazer para se fazer política, não! Vieram à minha casa e me perguntaram se eu estava doando lotes; também uma mulher disse que o senhor Josino sim, estava doando lotes. Pensei, será que estão caindo lotes do céu??.
JOSINO
Meu Lote, Minha Vida

?Uma coisa chamou a minha atenção, temos o programa federal Minha Casa, Minha Vida, por meio de critérios e sorteios. Quero saber se dentro da Prefeitura também existe o programa Meu Lote, Minha Vida?.
Doação de lotes
?Primeiramente, eu não tenho lotes para doar, quem doa lotes para as pessoas carentes é o município. Se alguém me procura, eu encaminho ao setor competente, para ver se há possibilidade de doação de terreno. Quanto ao falarem isso, eu não me importo, pois têm dois mil lotes invadidos em Formiga, todos sabem que tem, pois eles não têm documentos. É praxe de toda a administração doar o terreno, para depois legalizar. Não vejo nenhuma irregularidade em o prefeito doar um lote para uma pessoa carente e, posteriormente, legalizar a documentação?.
PASTOR MANOEL
Cabine de táxi vira lixeira

?Na praça São Vicente Férrer existe uma cabine de táxi. Ela está inoperante e não tem nenhuma função naquele local. Não tem ponto de táxi ali. Essa cabine se tornou uma lixeira. Que ela seja retirada para diminuir o fluxo de lixo. Tem pedaços de cadeira e restos de banheiro ali?.
Vagas para idoso
?Fiz um apanhado em alguns pontos de Formiga sobre as vagas para idosos. Na praça São Vicente Férrer não existe vagas para idoso, colocaram para motoqueiros. Lá existe apenas duas vagas para deficiente físico. A classe é desprivilegiada. O cidadão deve fiscalizar, isso não compete apenas ao vereador. Vi uma moça, em um carrão, estacionando na vaga para deficiente. Eu falei sobre aquela vaga e ela respondeu que ia apenas pagar uma conta. De acordo com a Lei, podemos denunciar essas pessoas?.
JUAREZ CARVALHO
Juarez fica triste

?Eu visitei a Feama e saí de lá triste. Não sei como o local poderá retornar para a Prefeitura. Existem centenas de árvores lá que poderão ser doadas. Deve existir um entendimento com a promotora, para não perdermos essas mudas de árvores?.
Pouco tempo para falar
?O presidente da Câmara dá mais três minutos para falarmos e esse tempo é pouco, é preciso tomar um fôlego. É igual futebol, se prorroga, coloca mais três ou quatro minutos?.
ARNALDO GONTIJO
Aluguel social

?Que a Prefeitura e a Defesa Civil inscrevam a família que morava na casa que foi atingida por um caminhão, na semana passada, no programa Minha Casa Minha Vida. Que eles providenciem um aluguel social para essas pessoas que moravam de favor?.
Doação de lotes
?Gostaria que a Secretaria de Planejamento enviasse relatório para a Câmara de todas as doações de terrenos, neste mandato, seja residencial ou industrial. Estamos acompanhando pela imprensa irregularidades e devemos fiscalizar. Informações completas, doados a quem, quando e os critérios estabelecidos?.
Nenhum projeto votado
?Que a mesa diretora desça alguns projetos para serem votados. Um dos projetos tem o intuito de evitar a saída do presidente da Casa, durante as sessões. Que não sejam feitas manobras, como já ocorreu nesta legislatura. Nesta segunda não desceu nenhum projeto. Vergonha!?.
Falta de AS em Posto de Saúde
?Está faltando ?AAS? no Posto de Saúde do Engenho Serra. A secretária já está aí há uma semana e ela já era secretária adjunta. Volto a falar, não faço elogios a esta gestão. Dizem que tem que ser dado voto de confiança. Comigo isso não cola, não!?.
Sacanagem e perseguição
?Me falaram que faltava apenas o meu parecer para a aprovação de um projeto doando um terreno para determinada empresa. Falaram isso para o proprietário, mas estão mentindo nesta Casa. O meu parecer foi dado no dia 5 de agosto e querem jogar a responsabilidade pra cima de mim. Lamentável a gestão do Executivo e também nesta Casa?.
LUCIANO DUQUE
Mais segurança em residencial

?O residencial Tino Pereira, mesmo sendo um bairro novo, já se encontra perigoso. Fui informado que por lá tentaram abusar sexualmente de uma menina de 5 anos. O local não conta com Posto Policial, outras necessidades seriam a instalação de uma UBS e construção de uma pracinha naquela localidade?.
Falta de medicamento
?Ainda em relação a falta de ASS, um senhor me procurou e disse que não toma o remédio há 4 meses. Ele tem mal de parkinson e precisa do comprimido. Está também em falta?.
CABO CUNHA
Bajuladores

?Como alguns vereadores se dizem legalistas se os preceitos legais não são respeitados à risca, como o Regimento Interno e a Constituição da República? Alguns têm moral, pois as pessoas que são apadrinhadas são passadas na frente na Secretaria de Saúde. Para outras pessoas, os exames médicos são marcados para novembro. Legislativo não deve ser situação. Os vereadores de situação são bajuladores que precisam de serviços para contemplar os seus apadrinhados?.
Desafio público
?Faço um desafio para que o projeto das diárias do prefeito desça para ser votado. O valor dá para uma família alimentar seus filhos. Como não colocam esse projeto aqui para ver como cada legislador vota? A nossa comunidade não está como boi de piranha. Não estamos na canga dessas pessoas que alimentam o ódio e a perseguição?.
Recado para o chefe
?Estamos de olho. Muita gente desta Casa tem feito coisas que faz o cabelo arrepiar. Uso indevido de carro da Câmara e eu tenho fotografias. Criem vergonha, não façam do bem público, um bem particular. Para ser legalista, tenha moral?.
Sem TV, nem pensar!
?Não vão cancelar as reuniões pela TV, se cancelarem eu vou parar de votar projetos. Eu não vou aceitar também que se contrate segurança para esta Casa. Me parece que a presidência pediu um número de dez seguranças. Sou contra, pois nunca no histórico desta Casa, alguém agrediu um vereador?.
Cachorrada
?Temos muitos cães nas ruas e isso está preocupando a comunidade. Pedir para a pessoa que está à frente do Canil, para resolver esse problema. Temos que retirar esses animais das ruas, pois está insuportável essa convivência com tantos cães?.
Falta de água
No final de semana, mais uma vez, ocorreu a falta de água em vários bairros de Formiga. Quando é que vamos resolver essa situação? As pessoas pagam pela água e ela não chega. Espero que a administração resolva esse problema?.
Praça abandonada
?A pracinha no bairro Cidade Nova está abandonada. Muito lixo, brinquedos quebrados e sujeira por toda parte. Não tem iluminação e assim por diante. É um bem público que não pode ser deixado pelo abandono?.
Intérprete de libras na Câmara
?Já que a nossa reunião é transmitida via TV e internet, quero dar uma sugestão para a mesa diretora. Que tenhamos aqui uma intérprete de língua de sinais, que é tão importante na atualidade. Temos que ter uma inclusão para promover a cidadania?.
ZEZINHO GAIOLA
Abaixo-assinado

?Quero encaminhar um abaixo-assinado para o Executivo. Mais de cem pessoas solicitam que se dê continuidade à rua José Francisco Fonseca ligando ela na rua Gisele Aparecida Mendonça?.
PIRUCA
Custos e orçamentos da Campanha de Natal

Piruca solicitou que fosse enviada à Câmara, as planilhas de custos e orçamentos relativos à Campanha de Natal 2013. O projeto de lei 102/2013 concedendo repasse à Acif no valor de R$34.999,54 está em tramitação no Legislativo.

COMPATILHAR: