Parentes de cerca de 14 mil detentos de 19 unidades prisionais do Estado poderão utilizar as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) para serviços da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) como o cadastramento de visitas aos detentos nos presídios (íntima, social e assistida); atendimento social aos familiares e entrega de documentos dos presos. A primeira unidade a oferecer os serviços será a UAI de Montes Claros, no Norte de Minas, onde o piloto do modelo será implantado ainda em 2014.
A iniciativa foi formalizada nesta quinta-feira (16) pelos secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e de Defesa Social, Marco Antônio Romanelli. Com a assinatura do convênio, serão iniciadas as contratações e os treinamentos para oferecer os serviços nas UAIs.
Com a implantação desses serviços nas UAIs, os familiares não precisarão comparecer ao presídio para realizarem cadastramento de visitas ou para solicitar documentos referentes a algum detento. Além disso, as UAIs também vão oferecer atendimento de assistente social, realizado por meio de agendamento.
O secretário Marco Antônio Romanelli falou que esse é mais um passo importante que o Governo de Minas dá em direção à humanização do sistema prisional. ?Isso representará mais agilidade e conforto para os familiares de detentos. Haverá também a diminuição do fluxo de pessoas na porta das unidades prisionais, contribuindo também para um aumento da segurança?, afirmou o secretário.
A iniciativa inovadora foi destacada pela secretária Renata Vilhena. ?As Unidades de Atendimento Integrado têm um alcance muito grande e estamos sempre buscando inovar por meio da oferta de novos serviços. Fazemos o monitoramento do atendimento nas unidades e o índice de satisfação é muito positivo. O nosso objetivo é atender todos os mineiros ofertando serviços mais simples e melhores?.
O trabalho nas Unidades de Atendimento Integrado terá a orientação do Núcleo de Atendimento à Família (NAF), ligado à Seds, que presta serviço de atendimento à família de presos desde 2011. O NAF funciona no Centro de Belo Horizonte e atende sete unidades prisionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os diretores-gerais e diretores de atendimento das 19 unidades prisionais, situadas nos 11 municípios selecionados também serão referência para os profissionais que atenderão nas UAIs.
Expansão
A partir da aprovação do piloto pelas secretarias, a previsão é que os serviços sejam expandidos para as UAIs de Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberlândia e Varginha.
Relação das 19 unidades que serão atendidas pelo convênio
– Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Betim (Ceresp Betim)
– Presídio de Ibirité
– Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Contagem (Ceresp Contagem)
– Presídio de Brumadinho
– Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria (São Joaquim de Bicas)
– Presídio de São Joaquim de Bicas I
– Presídio de São Joaquim de Bicas II
– Presídio de Juatuba
– Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga (Uberlândia)
– Presídio Professor Jacy de Assis (Uberlândia)
– Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Juiz de Fora (Ceresp Juiz de Fora)
– Hospital de Toxicômanos Padre Wilson Vale da Costa (Juiz de Fora)
– Penitenciária José Edson Cavalieri (Juiz de Fora)
– Penitenciária Professor Ariosvaldo de Campos Pires (Juiz de Fora)
– Penitenciária Francisco Floriano de Paula (Governador Valadares)
– Presídio de Governador Valadares
– Presídio de Varginha
– Presídio Alvorada de Montes Claros
– Presídio Regional de Montes Claros

COMPATILHAR: