O feriado da Independência, celebrado em 7 de Setembro, poderá ser o dia mais quente do mês no Centro-Oeste de Minas.

Na data, as máximas podem passar dos 35°C e a região pode ter sensação térmica próxima a 40°C. O calor começa a se intensificar nesta sexta-feira (3) e deve aumentar, de forma gradual, até  terça (7).

De acordo com o geógrafo William Borges, além do calor, a população pode esperar baixas taxas de umidade relativa do ar. O motivo é a atuação de um anticiclone do Atlântico Sul.

“Ele faz um bloqueio atmosférico que não permite a formação de nuvens. Com isso, a maior incidência dos raios solares faz com que haja a queda da umidade”, explicou.

Os valores previstos indicam que, durante a manhã, as cidades do Centro-Oeste de Minas podem registrar 80% de umidade. Porém, no período da tarde, o valor pode chegar a 20%.

Quanto às temperaturas, segundo a previsão, os termômetros devem variar entre 12°C e 34°C. O calor mais intenso está previsto para Pompéu e as madrugadas mais frias para Divinópolis.

Feriado da Independência

Dentro do que é esperado para setembro, é possível que a terça-feira (7) seja o dia mais quente do mês. A temperatura deve ficar acima dos 30°C e a sensação térmica próxima aos 40°C.

Não há previsão de chuva.

Confira a previsão em algumas cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Divinópolis12°C33ºC
Bom Despacho14ºC33ºC
Itaúna13ºC32ºC
Pompéu15ºC34ºC
Nova Serrana14ºC32ºC
Pará de Minas13ºC32ºC

Fonte: G1

COMPATILHAR: