O Festival de Bandas teve origem nas redes socias. A partir de um comentário, os músicos de Formiga resolveram se unir e montar um grupo de discussões no Facebook e no Coreto da Praça Ferreira Pires, no centro da cidade, para a organização do festival de bandas.
O grupo entrou em contato com a secretária de Cultura, Maria Andrada, que sugeriu a Casa do Engenheiro para a realização do evento. Segundo ela, o local é o melhor lugar para a realização de um festival de rock na cidade.
Após vários encontros na praça, o grupo consolidou o projeto ?Formiga Sônica? e o encaminhou às secretarias de Cultura, Gestão Ambiental e Comunicação. Ficou definido que o festival ocorrerá entre os dias 11 e 17 de junho deste ano. Além de apresentações artísticas, o evento contará com workshops de musicalização, em parceria com Associação Amigos da Cultura da Cidade de Formiga (AACCF) na Escola Municipal de Artes (Emart), entre os dias 11 e 15 de junho, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas no local. Os temas propostos para os workshops são:
 11/06 – Áudio (Do ouvido à mídia digital ? Wanderson Leal);
 12/06 – Violão/Guitarra (Acorde com os acordes ? Leandro Silva);
 13/06 – Escrita (Ritmo, sonoridade e imagem na poesia ? Warlen Leal);
 14/06 – Tambores (Dos cascos às peles – Cléber Souza Pereira);
 15/06 – Teclado (Teclas pretas e brancas do nosso mundo – Fernando Almeida Guida).
Nos dias 16 e 17 de junho, na Casa do Engenheiro, 12 bandas farão apresentações, seis no sábado e seis no domingo, com no máximo 40 minutos para cada grupo. E ainda, no local das apresentações, ocorrerão os workshops sobre a coleta seletiva e reciclagem de lixo oferecido pela Secretaria de Gestão Ambiental.

COMPATILHAR: