Da Redação – Lorene Pedrosa

Quem conhece Lara Nani de Souza Coutinho, de apenas 10 anos, de sorriso fácil e jeitinho de menina, à primeira vista não consegue imaginar como ela se transforma no palco enquanto apresenta coreografias consideradas complexas para uma bailarina tão jovem e com tão pouco tempo de estrada.

O interesse pela dança não foi espontâneo, veio após Lara insistir com os pais para treinar ginástica rítmica, modalidade descoberta por ela durante as exibições das Olimpíadas do Rio, em 2016.

A habilidade desenvolvida nos treinamentos, em poucos meses, a levou a ganhar prêmios e a chamar a atenção de uma escola de ballet, localizada no bairro Buritis, em Belo Horizonte, cidade onde mora com a família.

Com uma bolsa para treinar veio a paixão e muitos, muitos prêmios. “Ela é muito dedicada. De início, a bolsa era para que treinasse duas vezes na semana. Atualmente, ela treina de segunda a sexta, quase sete horas por dia e permanece com excelentes notas na escola. Em todas as competições que participou nos últimos dois anos, Lara venceu ou ficou em segundo lugar”, conta orgulhoso Sílvio Coutinho, pai e grande incentivador da carreira da filha. Ele é casado com a formiguense Gisleide de Souza Conceição Coutinho, cuja família mora em Formiga, cidade favorita da bailarina e onde ela faz questão de passar férias e feriados prolongados. “Minha família aqui é muito amorosa e me incentiva muito. Amo estar aqui”, conta Lara.

A jovem bailarina, treinada pelo professor cubano José Ramos, agora se prepara para o maior desafio de sua vida: se tornar aluna da única escola do Ballet Bolshoi que existe fora da Rússia, em Joinville/SC.

Para chegar lá, nos dias 6 e 7 de junho, Lara passou pela seletiva realizada na cidade de São Carlos/SP, com o professor da Bolshoi Airat Khakimov, quando se apresentou com mais de 300 candidatos, fazendo parte do seleto grupo de aprovados para buscar uma vaga na escola Bolshoi em outubro deste ano. Na semana anterior (1º de junho), ela já havia conquistado o título de Bailarina do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD) kids MG e como premiação, ganhou uma bolsa para o Summer Miami City Ballet School. USA, onde deverá passar 15 dias em julho de 2020.

“Estou me dedicando muito e nesses dias em que estou de férias em Formiga continuo firme para alcançar meu maior objetivo que é conquistar uma vaga na escola Bolshoi, onde deverei ficar por oito anos e sair uma bailarina formada. Quero muito ser selecionada e dar esse orgulho para os meus pais e para minha família querida aqui de Formiga”, finalizou Lara.

Quem quiser conhecer melhor o dia-a-dia da bailarina, pode acompanhá-la pelo Instagran: @lara10coutinho

– Foto: Arquivo Pessoal

– Foto: Arquivo Pessoal

– Foto: Arquivo Pessoal

– Foto: Arquivo Pessoal

– Foto: Arquivo Pessoal

COMPATILHAR: