A primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, foi vista na manhã desta sexta-feira (6) nos jardins do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, alimentando os filhotes de emas que ficam no local. Ela deu pedaço de couve para os animais. Os 12 filhotes nasceram na última quinta-feira (5).

Foto: Reprodução/ X (@LulaOficial)

De acordo com o veterinário da Presidência, Pedro Ivo, essa é a primeira “ninhada” de emas neste ano. “É uma vitória o nascimento dessas emas, porque vai coroando o trabalho que a gente vem fazendo”, disse. Nessa espécie, o macho é o responsável por chocar os ovos.

Em entrevista, Pedro Ivo disse que a primeira-dama vem mostrando atenção especial aos animais e participa também em alguns momentos da alimentação das aves. “Ela solicita sempre muito cuidado, com muita frequência. E ela pergunta e ela tem, vamos dizer assim, participado, de forma até de cobrança que os animais sejam bem tratados”.

A tutela desses animais silvestres estão sob responsabilidade da Presidência da República. Há emas nos Palácios da Alvorada, Jaburu e Granja do Torto. Ainda segundo o veterinário, o Executivo trabalha numa parceria com a Itaipu Binacional para construção de um abrigo para as aves.

Queremos construir esses recintos para a gente dar melhor ambiência e cuidado para esses animais. Eles merecem e são tutelados pela presidência da República”. O veterinário explicou também que a preocupação neste momento é com a temporada de chuvas e também da ameaça de predadores, como gaviões e carcarás que podem atacar os filhotes.

Com o nascimento das aves, o presidente Lula usou as redes sociais para alfinetar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Elas vão crescer livres e sem o risco de serem ameaçadas com cloroquina“, escreveu. Durante a fase mais aguda da pandemia de Covid-19, em 2020, o então presidente Bolsonaro foi fotografado mostrando caixa do remédio para as aves no Palácio da Alvorada. O remédio é ineficaz contra o coronavírus.

 

Fonte: O Tempo

 

COMPARTILHAR:

Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA