Na noite dessa quinta-feira (9), por volta das 18h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter um incêndio inicialmente informado como sendo em um lote vago na rua Olivério Fontes Palhares, no bairro Rosário, em Formiga (MG). No entanto, ao chegarem ao local, os militares da 4ª Companhia de Bombeiros constataram que o fogo ocorria em uma área em declive, nos fundos de uma residência, onde havia grande acúmulo de lixo doméstico.
A equipe combateu as chamas utilizando uma linha direta e aproximadamente 4.500 litros de água, garantindo a extinção completa do incêndio. Mesmo com o fogo controlado, os bombeiros alertaram os moradores da região sobre a possibilidade de o material continuar fumegando nos dias seguintes, devido à queima em profundidade característica de resíduos domésticos.
Em nota, o Corpo de Bombeiros reforçou que “o descarte irregular de lixo e a prática de queimadas são crimes e representam riscos à saúde pública, além de causarem danos ao meio ambiente e favorecerem a proliferação de vetores de doenças”. A corporação orienta a população a evitar o depósito de resíduos em terrenos e áreas impróprias, priorizando sempre a destinação correta do lixo.
A ocorrência serve de alerta para a importância da conscientização da população sobre os riscos envolvidos na má gestão de resíduos urbanos e na prática ilegal de queimadas, que além de perigosas, têm impacto direto na qualidade de vida da comunidade.
Com informações do CBMMG