Na quinta-feira (17), a Secretaria de Cultura recebeu as peças que compõem o jogo “Patrimônio Divertido”. Trata-se da nova estratégia de Educação Patrimonial do Município, subsidiada com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural de Formiga – FUMPAC.

Na sexta-feira (18), as primeiras unidades dos jogos foram montadas pela equipe da Secretaria de Cultura, com ajuda do servidor José Ronaldo, da Secretaria de Educação e Esportes.

O “Patrimônio Divertido” é um jogo de tabuleiro que será lançado nesta semana pela Administração Municipal, em que os participantes se divertem e aprendem sobre o Patrimônio Formiguense. O brinquedo é indicado para crianças a partir de 7 anos, e o número de jogadores vai de 2 a 5. O jogo contém um caminho que passa por vários imóveis protegidos pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Formiga, composto por 57 casas. Durante o trajeto, os participantes respondem perguntas referentes aos imóveis que fazem parte do jogo. Vence aquele que primeiro consegue levar seu pino ao Monumento do Cristo, saindo da Igreja Matriz São Vicente Férrer.

O “Patrimônio Divertido” será entregue aos alunos da Rede Municipal que completaram o álbum de figurinhas distribuído no início do ano pela Secretaria de Cultura. O jogo será disponibilizado, também, para as Escolas Municipais do segmento Ensino Fundamental e para as Bibliotecas Públicas Municipais. O “Centro de Convivência do Idoso” e a “Casa da Criança e do Adolescente”, além das três escolas estaduais que fazem parte do tabuleiro, Rodolfo Almeida, Joaquim Rodarte e Jalcira, também serão contemplados com unidades do brinquedo.

Na sexta-feira, a primeira unidade do “Patrimônio Divertido” foi entregue ao prefeito Eugênio Vilela pelo secretário de Cultura, Alex Arouca. O exemplar ficará exposto no Gabinete do Prefeito para que os visitantes possam conhecer essa ferramenta lúdica de Educação Patrimonial do Município.

Educação Patrimonial

As ações de Difusão e Educação Patrimonial fazem parte do eixo Salvaguarda e Promoção, e compõem um dos quadros do “Programa ICMS Patrimônio Cultural”, que são entregues, anualmente, pelos municípios mineiros ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA.

Em Formiga, além do “Patrimônio Divertido”, outras ações também são desenvolvidas, com destaque para o “Álbum de Figurinhas”, o “Caderno de Colorir” e o “Jogo da Memória do Patrimônio”. Todos eles contemplam imagens de bens formiguenses protegidos pelo Patrimônio Municipal, por seu valor histórico e/ou arquitetônico.

A prática formiguense desenvolvida em 2021, “Patrimônio em Figurinhas”, recebeu da Associação Mineira de Municípios (AMM) uma menção honrosa no X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, que aconteceu durante o 37º Congresso de Municípios Mineiros, em Belo Horizonte.

Foto: Divulgação/Decom

Foto: Divulgação/Decom

Foto: Divulgação/Decom

Foto: Divulgação/Decom

 

Fonte: Decom

COMPATILHAR: