Em função desse aumento nas notificações de focos do mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura de Formiga prepara um documento para decretar ?estado de alerta? no município. As informações são da chefe do setor de epidemiologia, Juliana Castro.
A coordenadora conta que a Secretaria de Saúde está seguindo orientações da Gerência Regional de Saúde (GRS), de Divinópolis. ?De acordo com a GRS, Formiga ainda não possui a quantidade de casos que caracterize epidemia. O ?estado de alerta? se dá por este ser um período de alta transmissão e prevê a intensificação das ações de combate ao mosquito, assim como a colaboração da população, já que quase 90% dos focos são encontrados dentro das residências? , argumenta.
Casos suspeitos
De acordo com a Secretaria de Saúde, entre 14 e 20/02 foram contabilizados 80 casos suspeitos. No período, os focos encontrados estão nos bairros: Santa Luzia, Alvorada, Rosário, Engenho de Serra, Bela Vista, Nossa Senhora Aparecida, Souza e Silva, Sagrado Coração de Jesus, Cidade Nova, Santo Antônio, Areias Brancas, Centro, Ouro Negro, Novo Horizonte, Nossa Senhora de Lourdes, Ouro Branco e Vila São Vicente.
Segundo informações da Secretaria de Comunicação, de acordo com dados do controle de endemias, cerca de 90% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. Grande parte dos criadouros é material reciclável.

Situação no país e em Minas
O Ministério da Saúde divulgou na tarde de sexta-feira (26) a situação da dengue no país. Nas primeiras seis semanas deste ano, o número de casos da doença cresceu mais de 100% em relação a 2009. Entre 1° de janeiro e 13 de fevereiro, foram registrados 108.640 casos em todo país, contra 51.873 do ano passado.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, as chuvas e as altas temperaturas têm contribuído para o aumento de casos, uma vez que facilitam a reprodução do mosquito transmissor. Outro fator responsável por elevar o número de casos é que voltou a circular a ?dengue tipo 1?, ocorrida no fim da década de 80. As informações são do coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho.
Em Minas Gerais, são 15.626 casos de dengue e uma taxa de incidência de 78 para 100 mil habitantes. Em comparação com o ano passado, o aumento de notificações em Minas é de 119%.

Dia Regional de Alerta
Secretarias Municipais e entidades estão envolvidas nas ações que serão realizadas na próxima sexta-feira (5). Além de postos de orientação está prevista a realização de um Mutirão de Limpeza nas cidades do Cinturão Regional de Combate à Dengue.
Está disponível um blog para no endereço cinturaodadengue.wordpress.com.

COMPATILHAR: