Pelo terceiro ano consecutivo, a Administração Municipal apresenta toda a documentação necessária e desenvolve atividades ligadas ao turismo e gastronomia, o que permite o recebimento de parcelas do ICMS Turístico. Em 2018, foram apresentadas as ações do ano anterior, o que permitiu o recebimento dos valores durante 2019. Novamente o Município atendeu todos os requisitos e obteve o índice máximo, 10 pontos, na avaliação e receberá, em 2020, as parcelas referentes a 2018.

O “Programa Revitalizando o Turismo”, do Plano de Metas da Administração Municipal 2017/2020, tem o objetivo de reativar as parcerias com órgãos e associações ligadas ao turismo através da reintegração ao Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas. Para o recebimento das parcelas do ICMS Turístico, desde 2017, o município apresenta toda a documentação necessária, bem como o desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo e gastronomia.

A inclusão do critério turismo na Lei Estadual nº 18.030/2009 é um ganho sem precedentes para o turismo em Minas Gerais, sendo explicado pelo fato de o turismo ser um dos instrumentos de distribuição de renda mais democráticos, tendo em vista que a atividade permite, a todos os setores da economia, um grande benefício, promovendo um substancial desenvolvimento econômico, cultural e social. Dessa forma, o ICMS Turístico atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável, em especial os que se relacionam com as políticas para o turismo dos Governos Estadual e Federal.

Para ter direito ao repasse, o Município deverá, anualmente, se enquadrar aos seguintes critérios obrigatórios: participar de um circuito turístico, ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo, possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e possuir Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR). Outras ações, como a realização do Festival da Linguiça de Formiga, a reinauguração do Parque Municipal Doutor Leopoldo Corrêa, a reforma do Mirante do Cristo Redentor, a limpeza da Lagoa do Fundão, a participação do município na luta junto a ALAGO pela manutenção do nível do Lago de Furnas, o apoio a iniciativas turísticas e gastronômicas, são importantes para o desenvolvimento do turismo local e reconhecimento do município, que desde 2017, também integra o Mapa do Turismo Brasileiro, com certificação até 2021.

COMPATILHAR: