“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”, a frase de Leonardo da Vinci se aplica bem ao método Supera – Ginástica para o cérebro, que se compromete a levar seus alunos a melhoras significativas na qualidade de vida, desenvolvendo novas habilidades.
Em tempos de excesso de informação e de atividades diárias, são comuns as reclamações de quem se sente cansado mentalmente, com dificuldades de concentração e com falhas constantes de memória. Problemas que tem surgido cada vez mais cedo e afetado um número maior de pessoas em todo mundo.
Para quem se enquadra nesse grupo, o Método Supera, que chegou a Formiga essa semana, pode ser uma ótima alternativa. Com base nas teorias do conhecimento e os avanços da neurociência, que comprovam a capacidade que o cérebro tem de se modificar, uma equipe de estudiosos criou um curso dinâmico para desenvolver atenção, foco, memória e raciocínio lógico.
Em Formiga, o curso funciona na rua João Vaz, 77, no Centro e é coordenado por Cristina Ferreira Cambraia, com formação em pedagogia e letras. “A partir de uma necessidade familiar de encontrar métodos que melhorassem o desempenho das crianças na escola, descobri o Supera e decidi abrir uma franquia na cidade, acreditando que essa proposta trará grandes benefícios uma vez que é destinada à pessoas de todas as idades”, comentou Cristina.
As aulas inaugurais começaram na segunda-feira (24) e vão até esta sexta-feira (28). Nelas, os interessados conhecem a que se propõe o curso que acontece uma vez por semana, com duas horas de duração, com turmas divididas por faixas etárias.
As aulas inaugurais reuniram pessoas de todas as idades
“Diferente de outros métodos, o base do supera não são conteúdos como português e matemática, mas atividades que levam ao desenvolvimento de habilidades”, complementou a pedagoga, que apesar de não exercer a profissão, sempre buscou se inteirar de assuntos relacionados à área.
Mais informações do Supera pelo (37) 3321-6098.
O método
O Supera – Ginástica para o Cérebro nasceu do desejo do brasileiro Antônio Carlos Guarini Perpétuo de contribuir para a formação acadêmica de seus filhos. Durante dois anos, ele pesquisou ferramentas pedagógicas e reuniu professores para criar um método que permitisse que pessoas aproveitassem o máximo de sua inteligência.
O método, que atualmente possui mais de 50 mil adeptos em 160 franquias, combinou o uso do ábaco (instrumento de cálculo milenar) com apostilas exclusivas, dezenas de jogos de tabuleiro e dinâmicas de grupo.
Em janeiro de 2006, o Supera inaugurou sua primeira escola e tornou-se franquia no ano seguinte. Em pouco tempo, o curso começou a fazer diferença significativa na vida dos alunos, inicialmente crianças em idade escolar. Com os resultados, adultos e idosos se interessaram pelas aulas e perceberam a evolução de suas habilidades na vida prática.
Resultados
Desde que o método foi implantado, vêm sendo feitos levantamentos para apurar os resultados de acordo com cada idade. Os benefícios vão desde a potencialização do desenvolvimento das crianças nas escolas, resultados melhores em provas como a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em concursos e diminuição da perda e recuperação da memória na terceira idade, dentre outros.
Redação do Jornal Nova Imprensa LORENE PEDROSA