Redação Últimas Notícias 

A Secretaria Municipal de Saúde já imunizou mais de 50% do público alvo contra sarampo e poliomielite em Formiga. A meta do município é vacinar 2.800 crianças. Segundo dados da pasta, até essa segunda-feira (20), 1.550 crianças com idades entre um e cinco anos haviam sido vacinadas.

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e poliomielite teve início no dia 6 deste mês. A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o Ministério da Saúde, até essa segunda-feira, 51% das crianças receberam a dose em todo país. No sábado (18) foi realizado o Dia D de Vacinação em todas as unidades de saúde do país. A ação deu um salto na cobertura vacinal. Até então, apenas 16% haviam recebido a vacina.

Para garantir a cobertura total contra o sarampo, mesmo as crianças de até 5 anos que já tomaram suas doses poderão ser imunizadas com a vacina tríplice viral. No caso da poliomielite, crianças que nunca receberam o imunizante poderão recorrer à Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tomaram pelo menos uma dose receberão apenas a gotinha (Vacina Oral Poliomielite, ou VOP).

A campanha será realizada até o dia 31 deste mês. Para receber as doses, é preciso apresentar o cartão de vacina e o cartão nacional do SUS.

 

 

 

 

 

Comentários
COMPATILHAR: