Foi realizada, no dia 19 de janeiro, a solenidade de entrega dos primeiros Certificados do Selo “Queijo Artesanal” emitidos pelos municípios. O evento foi uma parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Associação Mineira de Municípios (AMM).

O município de Formiga já está apto a conceder o selo, sendo que o produtor Roque Fernandes está finalizando os procedimentos necessários e, em breve, receberá o primeiro Selo “Queijo Artesanal” emitido pelo Sim de Formiga.

Após a publicação da Portaria Federal n° 531 de 16 de dezembro de 2022, os municípios passam a ter autonomia para conceder os selos que autorizam o trânsito em território nacional de produtos fiscalizados por profissionais municipais, promovendo a universalização da política de acesso à comercialização desses produtos em todo o país.

Participaram do evento, representando o município de Formiga, o secretário de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro; o diretor de Políticas Rurais, Alex Faria; a médica veterinária, Giovanna Medeiros e o produtor de Queijo Minas Artesanal (QMA), Roque Fernandes.

Também participaram da solenidade, o secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes; o superintendente do Mapa em Minas Gerais, Marcílio de Souza Magalhães; o diretor geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes; o deputado federal José Silva e o deputado estadual, Antônio Carlos Arantes, dirigentes das instituições vinculadas ao Sistema Estadual da Agricultura e representantes municipais e de instituições ligadas ao setor.

De acordo com o secretário Anuar, o Serviço de Inspeção Municipal agora pode emitir o Selo “Queijo Artesanal”, permitindo o comércio entre municípios e estados. “Esse é mais um passo importante dentro do Projeto de Fortalecimento e Valorização do Queijo Produzido em Formiga, que é desenvolvido pela administração Municipal em parceria com a Emater-MG e o Unifor-MG.

Os produtores artesanais de produtos de origem animal que quiserem receber o selo “Queijo Artesanal’ e o Selo “Arte” devem entrar em contato com o Sim pelo telefone: (37)3329-1824, ou pessoalmente na rua Nossa Senhora da Abadia, 574 (fundos), no Bairro Água Vermelha.

 

Créditos: Divulgação/Decom

Créditos: Divulgação/Decom

 

 

Fonte: Decom

 

COMPATILHAR: