A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (25), o projeto de lei 110/2013, que ratifica o protocolo de intenções e autoriza o município de Formiga a participar do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cidrus).
O consórcio foi firmado entre os municípios de Aguanil, Bom Sucesso, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmópolis de Minas, Córrego Fundo, Formiga, Oliveira, Pedra do Indaiá, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo e São Francisco de Paula e será responsável pela criação de um Sistema de Inspeção de Alimentos que certificará produtos da agricultura familiar dos municípios consorciados.
Para cobrir as despesas decorrentes da participação do município, fica autorizada a abertura de crédito especial no valor de R$25.200. Com isso, fica o município autorizado a incluir no plano plurianual para o período 2010/2013, dentro do programa ?Fortalecimento da Agricultura Familiar? a ação transferência ao consorcio intermunicipal.
Um dos principais objetivos do consórcio é planejar, adotar e executar programas, projetos e medidas destinadas e melhorar o comércio de produtos das atividades rurais da região no território dos municípios consorciados.
Ainda de acordo com o projeto, a criação do consórcio surge como uma das melhores opções no sentido de se criar uma estrutura única para atender os municípios, otimizando os recursos individuais, que seriam muito difíceis para uns e inviável para outros.
Na ocasião, alguns vereadores destacaram a importância da participação no consórcio e o apoio ao homem do campo, como estradas de qualidade, melhores condições de estudo a seus filhos e ainda uma cobertura na feira, que ocorre no Terminal Rodoviário.

Comentários