Na manhã deste domingo (20), o Formiga Esporte Clube (FEC) permitiu a revanche do Nacional, de Nova Serrana, e perdeu por 1 x 0, em um jogo bastante emocionante e com o estádio lotado. Além dos torcedores do FEC, que compareceram em peso, lotando as arquibancadas, o Nacional também trouxe o reforço da torcida, que chegou em dois ônibus para apoiar o time.
Antes de a bola rolar, foi feita uma homenagem ao prefeito Aluísio Veloso, que não pode comparecer, mas mandou como representante o coordenador do Setor de Esportes e Lazer, Samuel Nogueira. Na ocasião, o presidente do FEC, Olemar Teixeira, agradeceu pelo apoio e parceria com o Formiga em mais uma edição do Módulo II.
O jogo começou bem equilibrado e bastante movimentado, além de muito pegado e faltoso, o que demandou uma chuva de cartões amarelos. O único gol da partida saiu aos 14 minutos da etapa inicial, quando Dudu fez uma jogada pela esquerda e chutou cruzado contra o gol de Mateus.
O Formiga já havia desperdiçado a primeira chance de abrir o placar quando o atacante Adriano perdeu duas outras ótimas oportunidades de marcar. Vinícius também teve a chance de empatar, após cobrança de falta. Aos 28 minutos, o FEC balançou a rede, mas o árbitro anulou o gol, marcando uma falta de ataque. Mateus salvou o Formiga em dois lances de muito perigo, impedindo que o Nacional ampliasse a vantagem.
No intervalo, quem deu show foram os mascotes do Formiga e do Nacional, que já haviam divertido a torcida antes de o jogo começar, fazendo a alegria das torcidas organizadas e demais torcedores.
Terminado o primeiro tempo, o FEC voltou para a etapa complementar com uma mudança na equipe: Donizete, que foi muito solicitado pela torcida, entrou no lugar de Vinícius. Ele disse que a ordem do treinador era partir para cima e aproveitar que o Nacional já tinha muitos jogadores com cartão amarelo. E foi exatamente o que Donizete fez. Aos sete minutos, conseguiu uma falta perigosa na entrada da grande área, que culminou na expulsão do zagueiro do Nacional.
Imediatamente, o treinador do Nacional fez uma substituição na equipe e outra minutos depois, para reforçar a defesa do time. O FEC criou mais oportunidades de gol no segundo tempo, tentou a todo custo, mas a bola não entrava. Aos 15 minutos um susto com uma bola na trave em um ataque do Nacional. Donizete correspondeu no contra-ataque e quase empatou.
O técnico Fred colocou Berg no lugar de Adriano e Dênis saiu para a entrada de Dougão. O Nacional também queimou sua terceira substituição. Mas o placar continuou o mesmo e o Nacional, que vinha de goleadas, saiu com a vitória por 1 x 0.
Com o resultado, o FEC continuou na quarta colocação, pois o Tombense, que tinha o mesmo número de pontos e melhor saldo de gols, empatou com o Itaúna em 2 x 2, se mantendo na terceira posição. Já o Itaúna foi rebaixado.
O Tricordiano perdeu por 1 x 0 para o Poços de Caldas, mas, mesmo assim, terminou na segunda posição e o Poços de Caldas já não tinha mais chances de se classificar.

Classificação
Na chave A, avançaram para a segunda fase o Uberlândia, a Patrocinense, a URT e o Ituiutaba. Enquanto na Chave B o Nacional, o Tricordiano, o Tombense e o Formiga se classificaram. As duas equipes rebaixadas para a Segunda Divisão de 2012 foram o Fluminense e o Itaúna.

Fase semifinal e final
A fase semifinal será disputada pelas oito associações classificadas na primeira fase em duas chaves com quatro equipes cada, jogando em turno e returno, no sistema de ida e volta, dentro da mesma chave:
Chave ?C?: 1º e 4º colocado na chave ?A? e 2º e 3º da chave ?B?, ou seja, Uberlândia, Ituiutaba, Tricordiano e Tombense.
Chave ?D?: 1º e 4º colocado na chave ?B? e 2º e 3º da chave ?A?, ou seja, Nacional, Formiga, URT e Patrocinense.
Ao término dos jogos previstos para a fase semifinal, ficará classificada para a fase final a associação primeira colocada na chave ?C? e a primeira na chave ?D?.
A fase final será disputada pelas duas equipes classificadas na fase semifinal em duas partidas, no sistema de ida e volta (mata ? mata), sagrando-se campeã a associação que somar o maior número de pontos ganhos.
Terão acesso para o Módulo I da Primeira Divisão de Profissionais na temporada de 2.012 as associações campeã e vice-campeã do Módulo II.
A próxima fase deve ter início no próximo domingo (27). A tabela será divulgada pela Federação Mineira de Futebol (FMF).

COMPATILHAR: