Está previsto para o dia 29 de março (sábado) a partir das 19h, o lançamento em Formiga do livro ?Sinfrônio Rezende – O Escultor da Esperança? (A história de um operário comunista, escultor e pensador), escrito em parceria com o jornalista Hudson Brandão. O evento terá lugar no Museu Municipal Francisco Fonseca, onde também funciona a Secretaria Municipal de Cultura.
O livro, que conta a história de um escultor formiguense que conquistou renome nacional, já havia sido lançado em Belo Horizonte, em janeiro deste ano, e será agora divulgado no município. De acordo com a secretária de Cultura, Maria Andrada, na data também serão expostas esculturas de Sinfrônio no Museu Histórico Municipal.
Sinfrônio Rezende nasceu em Formiga, no dia 30 de janeiro de 1918, mas foi criado em Cláudio, Minas Gerais, onde viveu até os 15 anos, quando se mudou para Belo Horizonte. ?É muito importante que a comunidade valorize o trabalho dos nossos artistas e Sinfrônio, em seus 90 anos, tem mostrado grandes obras em escultura e agora nos brinda com um livro sobre sua vida?, comentou Maria Andrada.
A obra conta histórias e casos de Sinfrônio, incluindo uma passagem em que ele se encontra com o ex-presidente Getúlio Vargas. Segundo o escultor, o livro poderá despertar a ira de muitos, ou, simplesmente, a admiração.
Sinfrônio Rezende recebeu, em 29 de setembro de 2006, a Medalha de Mérito ?Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena?, pelo conjunto de sua obra, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. A comenda, que existe desde 1986, tem como finalidade condecorar pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Justiça de Primeira Instância da Capital e Interior e à Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais.
Formiguense divulgará livro no Museu Municipal
Está previsto para o dia 29 de março (sábado) a partir das 19h, o lançamento em Formiga do livro ?Sinfrônio Rezende - O Escultor da Esperança? (A história de um operário comunista, escultor e pensador), escrito em parceria com o jornalista Hudson Bra