Entre os dias 27 de janeiro a 01 de fevereiro, o formiguense Juvêncio Leal Freitas representará o município durante a 9º Edição do Fórum Social Mundial na cidade de Belém. Nesta edição, o tema será ?Um Novo Mundo é possível?.
Durante os seis dias, a capital do Pará assume o posto de centro da região para abrigar o encontro de ativistas de mais 150 países. Algumas atividades serão realizadas nas tendas temáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Federal Rural da Amazônia (UFRA). A escolha pelas tendas foi feita para contemplar a demanda de público ? os locais poderão receber de 300 a 750 pessoas por dia.
Juvêncio irá apresentar e articular através de fotos, documentários e instrumentos da cultura do congado formiguense, da Irmandade do Rosário, junto ao Maracatu de Recife. ?Minha vontade é integrar o pessoal do Maracatu com o congado daqui. Estou fazendo os contatos para que possamos unir as duas culturas para uma bela apresentação. É também, importante e necessário o incentivo e patrocínio dos órgãos públicos para que essa união aconteça?, diz o formiguense.
Fórum
O Fórum Social Mundial nasceu no Brasil e agora se estende a quase todos os países da América do Sul e de outros continentes. Neste ano, que o FSM retornou ao Brasil.
O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e organizações da sociedade civil.
O Fórum, caracterizado também pela pluralidade e pela diversidade, de caráter não confessional, não governamental e não partidário, propõe-se a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial.
Serão 14 tendas divididas entre as universidades federais do Pará, que também serão espaços de debates, seminários, conferências, assembléias e atividades culturais. As diversas atividades do FSM serão realizadas em torno de alguns objetivos, definidos após a realização de uma ampla consulta pública a diversas organizações e entidades participantes do processo do FSM.
Após o primeiro encontro, em 2001, configurou-se como processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Essa definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.

Comentários
COMPATILHAR: