Com o apoio de familiares e amigos, o escritor e poeta formiguense Paulo José de Oliveira, que concorria a uma vaga na Academia de Letras do Brasil (ALB-Mariana), foi aprovado e tomará posse em sessão solene no dia 20 de agosto.
Paulo José de Oliveira, conhecido também como Paulinho do Sindicato, ocupará a cadeira de número 23. A indicação foi feita pela escritora também formiguense, professora Ruth de Souza Pinto, falecida em dezembro de 1990. O evento terá início às 16h e ocorrerá no auditório da Universidade Federal de Ouro Preto em Mariana.
Paulinho será homenageado também com a Medalha ?Grande Mérito Cultural da ALB-Mariana e da Aldrava Letras e Artes?, por sua trajetória cultural e pelos seus relevantes serviços prestados à cultura brasileira.
Na oportunidade, o novo acadêmico da ALB prestará sua homenagem à formiguense professora e escritora Ruth de Souza Pinto.
A academia
A Academia de Letras do Brasil – ALB-Mariana é uma associação literária sem fins lucrativos, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às letras e às artes, de acordo com as normas estabelecidas no seu regimento interno e no Estatuto Geral da Academia de Letras do Brasil, organização de caráter público e nacional.
A ALB difunde, incrementa e consolida laços de colaboração nos domínios das respectivas áreas acadêmicas e artísticas, bem como a pesquisa e estudo das letras, ciências, história e patrimônio cultural. Além disso, promove intercâmbios de trabalhos literários, científicos e artísticos, nos respectivos domínios de atuação. Incentiva a realização de ciclos de estudos sobre as culturas, sua influência no desenvolvimento cultural do país, e particularmente nos países de expressão portuguesa.
A associação organiza também palestras e programas de ações diversas em favor de intercâmbios e visitas de outras Academias de Letras ou instituições culturais, por forma a garantir conhecimento das realidades que envolvam a vida acadêmica de outras instituições.

COMPATILHAR: