Crianças em idade escolar são paradas por militares do Exército e passam por uma revista. Elas estão com as mãos para cima e de frente para um muro. A foto que circula nas redes sociais, principalmente em grupos de aplicativo de celular, é verdadeira. Porém, foi feita em 1994, quando também ocorreu uma intervenção militar no Rio de Janeiro. Ou seja, não é verdadeiro que o ocorrido fora após o atual presidente Michel Temer (MDB) determinar nova intervenção no Estado do Rio.

A foto foi publicada na capa do principal jornal carioca, “O Globo”, em 23 de novembro daquele ano. A autora da foto é Márcia Foletto que, em entrevista a jornais e portais durante esta semana, disse que sempre a foto “volta” a ganhar destaque como se fosse atual.

Na foto de meados dos anos 1990, as crianças foram revistadas na entrada do morro Dona Mara, em Botafogo. À época, todas as pessoas eram revistadas para subir e também depois de descer o morro. Crianças também passavam por revista. Porém, neste caso que ganhou capa do jornal carioca, segundo a fotógrafa, foram as próprias crianças que se posicionaram como os adultos para imitá-los.

‘Fake News’

Apesar de a foto ser verdadeira – e ter sido publicada por um grande veículo – pessoas se aproveitam para usar o conteúdo como se fosse atual, o que pode ser considerado “Fake News” (notícia falsa), pelo fato de ocorrer manipulação. Por isso, é recomendado que, antes de espalhar fotos ou textos, uma busca em sites de jornais, rádios e TV seja feito. Isso evitará transtornos para todos.

 

Fonte: O Tempo ||http://www.otempo.com.br/capa/brasil/foto-de-militares-do-ex%C3%A9rcito-revistando-crian%C3%A7as-no-rio-%C3%A9-verdadeira-1.1577263

COMPATILHAR: