A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, voltou a criticar nesta terça-feira (5) o aumento de tarifas imposto pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros, classificando a medida como “chantagem” do presidente americano, Donald Trump. Segundo ela, as sanções carecem de justificativa técnica ou comercial e têm como objetivo interferir em um processo judicial no Brasil.

Durante discurso na abertura da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, no Palácio Itamaraty, Gleisi também condenou as sanções da Lei Magnitsky contra o Supremo Tribunal Federal, em especial ao ministro Alexandre de Moraes. Ela considerou as ações “afrontosas” e disse que representam coerção ao curso do processo legal e agressão à soberania do Judiciário brasileiro.

A crítica ocorre após o governo dos EUA condenar, na segunda-feira (4), a decisão de Moraes de colocar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em prisão domiciliar, ameaçando responsabilizar apoiadores da medida.

Gleisi reforçou que a democracia brasileira não deve se submeter a interesses pessoais e ilegais, e afirmou que o governo mantém diálogo aberto com Washington. “A soberania não se negocia e a democracia não admite recuo”, declarou.

 

Com informações do Itatiaia

 

COMPARTILHAR: