A companhia aérea Gol anunciou nessa segunda-feira (11) que suspendeu temporariamente, por “liberalidade”, o uso do modelo 737 MAX 8, da Boeing, após dois acidentes com aeronaves do mesmo modelo. A empresa mantém sete aeronaves 737 MAX 8 que operam em rotas para os Estados Unidos, América do Sul e Caribe, preferencialmente. A suspensão, informada previamente à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), começou a valer às 20h desta segunda.

No domingo (10), a queda de um avião da Ethiopian Airlines deixou 157 mortos e foi o segundo acidente em 5 meses envolvendo um 737 MAX 8, que é a versão mais recente do avião comercial mais vendido no mundo. No fim de outubro de 2018, 189 pessoas morreram em um voo da indonésia Lion Air.

Ao longo da segunda-feira, os pilotos que estavam escalados para operar o 737 MAX 8 foram comunicados de que seriam transferidos para voos de outras aeronaves. A companhia também suspendeu a venda de voos que utilizariam o modelo – eles sairiam de Brasília e Fortaleza e iriam até Miami e Orlando.

A Gol informou que os clientes com viagens previstas nas aeronaves 737 Max 8 serão comunicados e reacomodados em voos da empresa ou de outras companhias aéreas.

“A central também permanece à disposição pelo telefone 0800 704 0465. A empresa continuará operando os destinos internacionais de longo curso com os aviões Boeing 737 NG, sem previsão de cancelamento na malha”, afirmou a companhia aérea.

A empresa afirma que, desde junho de 2018, já realizou 2.933 voos com o Boeing 737 Max 8, “totalizando mais de 12.700 horas, com total segurança e eficiência”.

As ações da empresa recuaram 2,59% nesta segunda-feira.

Antes de informar que iria suspender o uso do modelo, a Gol divulgou uma nota na qual afirmava estar acompanhando as investigações e que mantinha “contato próximo com a Boeing para esclarecimentos”.

Nessa segunda, a FAA informou a 59 companhias aéreas no mundo que operam as versões MAX do 737, entre elas a Gol, que não há, até o momento, relação entre o acidente da Etiópia e o da Lion Air. Ainda assim, ajustes terão que ser feitos nesse modelo de avião.

Suspensão pelo mundo

Diversos países também adotaram restrições ao do Boeing 737 MAX 8 após acidente na Etiópia.

As autoridades de aviação da China e da Indonésia ordenaram que as companhias aéreas suspendessem sua utilização. A Ethiopian Airlines, Cayman Airways (das Ilhas Cayman), Comair (África do Sul) e Royal Air Maroc (Marrocos) anunciaram que também interromperam a utilização desse modelo após o acidente. A Associação de Pilotos de Linhas Aéreas da Argentina (APLA) decidiu nesta segunda orientar seus filiados a não voarem em aviões 737 MAX da Boeing.

Segundo a Boeing, 350 aeronaves do modelo são operadas por cerca de 50 empresas no mundo.

Segundo dados compilados do site planespotters.net, que cataloga frotas de aviões no mundo, existem ao menos 47 companhias que têm o 737 MAX da Boeing entre seus aviões. Delas, pelo menos 19 suspenderam seu uso.

Companhias que usam Boeing 737 Max 8

Companhia Situação dos aviões desse modelo Quantidade
Southwest Airlines em uso 34
Air Canada em uso 24
American Airlines em uso 24
China Southern Airlines suspenso 22
Norwegian Air em uso 18
Air China suspenso 15
TUI fly em uso 15
SpiceJet em uso 13
WestJet em uso 13
Hainan Airlines suspenso 11
Shanghai Airlines suspenso 11
FlyDubai em uso 11
Turkish Airlines em uso 11
Xiamen Airlines suspenso 10
Lion Air suspenso 10
Jet Airways sem informação 9
Smartwings em uso 7
Shandong Airlines suspenso 7
GOL Airlines suspenso 7
Shenzhen Airlines suspenso 6
SilkAir sem informação 6
Aeromexico em uso 6
Aerolineas Argentinas em uso 5
LOT sem informação 5
Oman Air em uso 5
Ethiopian Airlines suspenso 4
China Eastern Airlines suspenso 4
Sunwing Airlines em uso 4
Lucky Air suspenso 3
Air Italy em uso 3
Icelandair em uso 3
Cayman Airways suspenso 2
Eastar Jet sem informação 2
Fiji Airways em uso 2
Fuzhou Airlines suspenso 2
Kunming Airlines suspenso 2
Okay Airways suspenso 2
S7 Airlines em uso 2
Enter Air sem informação 2
Royal Air Maroc sem informação 2
9 Air suspenso 1
Garuda Indonesia suspenso 1
Comair suspenso 1
Mauritania Airlines sem informação 1
MIAT Mongolian Airlines sem informação 1
Corendon Airlines sem informação 1
SCAT em uso 1

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: