A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) prendeu, na terça-feira (7), dois homens por maus-tratos e captura ilegal de aves da fauna silvestre brasileira em Candeias.

As prisões ocorreram após uma denúncia anônima de que os homens, que não tiveram as idades reveladas, faziam a captura dos pássaros em uma mata. Seis aves das espécies trinca-ferro e canário foram capturadas.

Após a denúncia, uma equipe foi até o local apontado, onde flagrou os dois homens na tentativa de capturar pássaros na mata. A polícia informou que no local a guarnição fez uma varredura na área e localizou dois pássaros trinca-ferro, que eram utilizados para atrair outras aves para dentro de uma armadilha.

Os pássaros utilizados pelos suspeitos estavam marcados com anilhas irregulares. Na oportunidade, a polícia também localizou uma caixa de transporte com outros dois pássaros que aparentavam ter sido capturado recentemente.

Diligências

 Ainda em continuidade às diligências, a polícia foi até duas residências na área urbana de Candeias que tinham relação com os homens, onde outros pássaros da fauna silvestre nativa, diversas gaiolas, armadilhas e caixa de transportes, foram localizados.

Ficou constatada a situação de maus-tratos contra as aves, sendo que elas estavam acondicionadas em gaiolas pequenas e sem higienização. Outros dois pássaros, aparentemente recém-capturados, estavam presos em uma caixa de transporte com compartimentos e dimensões muito menores do que o necessário, o que impossibilitava que o animal girasse em torno do próprio corpo. Também não havia disponibilidade de água e alimentos.

Diante da situação, os militares prenderam os dois suspeitos em flagrante pela prática de crime ambiental. Eles foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil, onde foi ratificado o flagrante.

Os pássaros serão avaliados por um médico veterinário para identificar condições sanitárias, caso o profissional entenda por bem, eles serão soltos.

Já as aves que tinham anilhas ilegais serão encaminhadas para o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetas) de Divinópolis, onde receberão cuidados especializados até estarem prontas para soltura.

Fonte: G1

 

COMPATILHAR: