Um dado alarmante: no Hospital da Baleia, referência em ortopedia em Minas, uma a cada três cirurgias ortopédicas é em paciente vítima de acidente de trânsito. Os números revelam o peso da imprudência no asfalto e reforçam o alerta em meio ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre as boas práticas de segurança para pedestres e motoristas.

Enquanto o Brasil registra uma morte no trânsito a cada 15 minutos, o Baleia contabiliza mais de 5 mil cirurgias ortopédicas por ano, sendo que quase 1,6 mil têm ligação direta com colisões e atropelamentos. Em muitos casos, o caminho até a recuperação pode durar mais de um ano, com múltiplas cirurgias e longas jornadas de reabilitação.

Há impactos que não cabem em números: são pessoas com suas rotinas interrompidas, famílias desestruturadas e um sistema de saúde sobrecarregado. Muitas vezes, tudo isso começa com uma escolha errada no trânsito, seja por pressa ou distração”, afirma Wagner Nogueira, coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital da Baleia.

Os principais fatores por trás desses traumas são velhos conhecidos: excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e falta de atenção.

Números que exigem freio:

  • 1 morte a cada 15 minutos nas vias brasileiras
  • 30% das cirurgias ortopédicas do Baleia ligadas a acidentes
  • Mais de 1 ano pode durar a recuperação de vítimas com fraturas graves

Ação educativa no Hospital da Baleia

Como parte das ações de conscientização, o Hospital da Baleia realiza, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), uma blitz educativa para pacientes, acompanhantes e colaboradores. Serão distribuídos materiais informativos com dicas práticas de segurança e alertas sobre os riscos da imprudência.

 

Fonte: Hoje em dia

 

COMPARTILHAR: