O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta segunda-feira (10), o edital do processo seletivo do órgão para o Censo Agro 2017. Ao todo são ofertadas 1.038 vagas temporárias para uma função de nível superior (Analista Censitário, com 17 áreas de conhecimento) e três funções de nível médio (Agente Censitário Administrativo, Agente Censitário Regional e Agente Censitário de Informática).

Para Minas Gerais estão previstas 29 vagas, divididas para diversas regiões. A distribuição dessas vagas por municípios está no anexo III do edital. Na tabela abaixo, estão as vagas para Analista Censitário:

Inscrições

As inscrições serão feitas apenas pela internet, no site da Fundação Getúlio Vargas, a organizadora do processo seletivo, a partir das 14h desta segunda-feira (8), até as 23h59 do dia 9 de maio. Ao se inscrever, o candidato deverá optar por uma função e, para o nível superior, uma área de conhecimento, indicando o município onde deseja concorrer.

A seleção dos candidatos será através de uma prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório. O conteúdo programático das três funções de nível médio e das 17 áreas de conhecimento de nível superior está no anexo I do edital.

A jornada de trabalho dessas quatro funções é de 40 horas semanais. Além da remuneração mensal específica de sua função, o contratado temporário terá direito a auxílio alimentação, férias e 13º salário. Na tabela a seguir, constam as remunerações e as vagas para as três funções de nível médio do Censo Agro 2017:

As operações do 10º Censo Agropecuário do IBGE começam em 1º de outubro de 2017. Ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos e a agricultura familiar, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em 2018.

Abaixo, segue um resumo dos principais eventos deste primeiro processo seletivo. O cronograma completo está no anexo IV do edital.

Cronograma resumido do primeiro processo seletivo do Censo Agro 2017

Mais informações

Para mais informações sobre esse assunto acesse a página do IBGE na Internet – www.ibge.gov.br ou diretamente na Sala de Imprensa – http://saladeimprensa.ibge.gov.br/

 

Fonte: IBGE||

COMPATILHAR: