O senador Aécio Neves começa o segundo turno em vantagem na disputa pela Presidência da República, de acordo com as primeiras pesquisas do Ibope e do Datafolha, divulgadas nesta quinta-feira (9) pelo Jornal Nacional, da TV Globo.
Os números foram idênticos nos dois institutos e configuram um empate técnico com vantagem numérica do tucano. Considerando os votos totais, Aécio Neves tem 46% da preferência do eleitor, enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) registra 44%. No Ibope, brancos e nulos somam 6% e os que não sabem ou não responderam são 4%.

No Datafolha, brancos e nulos são 4% e os indecisos são 6%. Considerando apenas os votos válidos, Aécio tem 51% e Dilma 49% em ambos os institutos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95% tanto no Ibope quanto no Datafolha. O Ibope ouviu 3.010 eleitores, enquanto o Datafolha ouviu 2.879 eleitores. A do Datafolha foi registrada sob o número 01068/2014.

Na última pesquisa antes do primeiro turno da eleição, divulgada no dia 4/10, Dilma Rousseff tinha 45% dos votos na simulação de segundo turno com Aécio Neves. O tucano, por sua vez, registrava 37%. No primeiro turno das eleições, Dilma registrou 41,59% dos votos válidos, enquanto Aécio Neves ficou com 33,55%.

COMPATILHAR: