O aumento nos casos de dengue em todo o Estado é preocupante. Iguatama apresenta 110 casos notificados, 9 casos confirmados, sob investigação estão 89 casos e um óbito.
O óbito trata-se de um homem de 59 anos. As amostras para exames laboratoriais foram encaminhadas para a Funed (Fundação Ezequiel Dias) em Belo Horizonte e dados foram apresentados para Superintendência Regional de Saúde.
A Secretaria de Saúde alerta a população que nesse ano está sendo esperado no Brasil a pior epidemia de dengue de todos os tempos. 75% dos criadouros do mosquito transmissor estão dentro das residências.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
Fonte: Iguatama Agora

Imagem: Iguatama Agora