A comunidade católica de Formiga conta com uma relíquia de grande importância espiritual: um fio de cabelo de São Carlo Acutis, canonizado no último domingo (7) em Roma, pelo Papa Leão XIV. A relíquia de primeiro grau está exposta na Igreja Nossa Senhora de Lourdes e pode ser visitada pelos fiéis.

A relíquia chegou à cidade em 2022, por meio do católico Guilherme, que compartilhou como conseguiu trazer o objeto sagrado para Formiga. Ele relembra que, em 2019, ao saber do convite do Papa Francisco para um encontro com jovens da área de economia, sentiu-se chamado a participar. Após enviar uma carta manifestando interesse, foi selecionado para representar a Diocese de Luz.

Durante essa jornada, Guilherme procurou Dom José Aristeu e o Padre Antônio, então pároco da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, com a proposta de solicitar uma relíquia de Carlo Acutis, que ainda era beato à época. Segundo ele, relíquias de primeiro grau, como fios de cabelo, são concedidas exclusivamente a membros do clero, mas, com toda a documentação necessária, foi possível obtê-la. “Isso foi uma graça muito grande. Que ela agora nos ajude a nos aproximarmos mais de Deus. A Igreja nos ensina que, onde está a relíquia de um santo, é a própria presença dele na comunidade”, afirmou.

Para celebrar a canonização de São Carlo Acutis, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes promoveu uma missa especial no domingo, reunindo diversos movimentos de juventude da cidade.

A relíquia está disponível para veneração dos fiéis na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. Aos sábados e domingos, a visitação pode ser feita durante os horários das missas.

Foto: Divulgação

Fonte: Jornal Pergaminho

COMPARTILHAR: