Mais dois casos de raiva animal foram confirmados no Sul de Minas. Desta vez os registros foram feitos em duas fazendas que ficam em Fortaleza de Minas. Com isso, subiu para oito o número de casos da doença na região. Só em Muzambinho são seis confirmações.

Segundo a Coordenadoria Regional do Instituto Mineiro de Agropecuária de Passos (MG), as mortes dos animais aconteceram no dia 31 de julho. Os materiais deles foram coletados no dia 1º de agosto e só no dia seguinte, enviados para análise em laboratório em Belo Horizonte.

Além da coleta do material desses animais que morreram, o IMA também pegou uma amostra de um cachorro que morreu após ter contato com um dos animais contaminados.

Conforme a equipe do IMA de Passos, esses registros por enquanto não caracterizam um surto de raiva animal. Os morcegos que contaminaram esses animais já foram capturados. Na região de Passos não havia registro da doença há 3 anos.

Casos em Muzambinho

Além dos casos de Fortaleza de Minas, Muzambinho apresenta seis confirmações. O cenário na cidade é considerado como surto.

Nesta segunda-feira (8) foi confirmado mais um caso suspeito na cidade, de um bovino que morreu no domingo (7). Amostras desse animal foram colhidas e o resultado deverá ficar pronto até sexta-feira (12).

Desta a semana passada, uma força-tarefa foi montada em Muzambinho pra a caça e captura dos morcegos. Os trabalhos permanecem e técnicos do IMA percorrem as regiões rurais onde foram registrados os casos positivos.

O IMA informou que acredita que com a vacinação e captura dos morcegos, a tendência é que os casos possam se estabilizar nas próximas semanas.

Fonte: G1

COMPATILHAR: