Bambuí e São Sebastião do Oeste integram a área de atuação de uma força-tarefa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) contra a raiva animal, realizada nesta semana. Em Bambuí foram capturados mais de 40 morcegos que transmitem a doença.

O IMA tem autorização dos órgãos de meio ambiente para capturar morcegos da espécie hematófagos, que são os que se alimentam de sangue. Por isso, rotineiramente a equipe de fiscais do instituto mapeia possíveis locais de incidência desses animais.

“Alguns abrigos são cadastrados e mapeados pelo IMA. A gente faz essa fiscalização anualmente, mas o produtor que identificar algum animal com sinais de mordedura por morcego hematófago, ele pode entrar em contato com o escritório local do IMA para agendar uma fiscalização, para os fiscais tentarem fazer essa captura e o controle populacional desse tipo de morcego”, disse o fiscal André de Paula.

Ainda segundo André, os morcegos mais comuns são os fugívoros e os insetívoros, apesar de não se alimentarem de sangue, ambos também transmitem a raiva. “A gente tem que ressaltar que todo modo eles podem transmitir a raiva. Então, por isso, não tem recomendação para a pessoa pegar ou manipular esse morcego”, destacou.

Após a captura de morcegos, o local onde eles são encontrados passa por uma inspeção dos fiscais do IMA e para evitar qualquer transtorno os animais domésticos como cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva, segundo André de Paula.

Fonte: G1

COMPATILHAR: