Colocando em prática a missão de gerar soluções criativas e fomentar a pesquisa, o Centro Universitário de Formiga implantou a biblioteca digital. O ambiente é um mecanismo que abre possibilidades de fornecer meios mais eficazes para que a comunidade acadêmica possa publicar seus trabalhos na internet, aumentando, assim, a visibilidade das produções feitas na instituição.
A biblioteca digital tem como principais objetivos: ampliar o acesso à informação; diversificar os suportes informacionais oferecidos; otimizar o fluxo de comunicação científica; ser um repositório onde a comunidade acadêmica possa publicar seus trabalhos de maneira rápida e eficaz; e diminuir os custos das produções acadêmicas.
Segundo a coordenadora da Biblioteca Ângela Vaz Leão, Virgínia Vaz, uma biblioteca digital está acessível a qualquer momento e possibilita acesso direto à informação, eliminando barreiras de tempo e espaço, num formato que permite a manipulação, edição e utilização imediata da informação.
Como acessar
Na página eletrônica do Unifor-MG (www.uniformg.edu.br), clique no link ?biblioteca digital? e, depois, em Centro Universitário de Formiga. A pesquisa pode ser feita por título, autor ou assunto. No ambiente, estão disponíveis Trabalhos de Conclusão de Curso de 2009 e 2010/1º semestre. A biblioteca digital do Unifor-MG está organizada em comunidades (pós-graduação, graduação, periódicos e seminários, congressos e workshops) e cada comunidade possui suas coleções.
Podem disponibilizar suas produções: alunos e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação e membros do corpo técnico-administrativo do Centro Universitário.
Alunos e docentes devem enviar as produções às coordenações dos cursos. Os funcionários podem enviar para a biblioteca. Todos os trabalhos passam por uma avaliação prévia e, somente depois de autorizados, são liberados para publicação na BD.

Comentários