O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começa a ser aplicado neste domingo (13) com uma das provas mais temidas pelos candidatos: a Redação. Diante da ansiedade vivida por muitos estudantes para saber o tema deste ano, que só é divulgado no momento do exame, especialistas apontam possíveis assuntos que podem ser exigidos.

Segundo o professor José Eustáquio Simões, coordenador do Pré-Enem das Faculdades Promove, o exame costuma apontar temas ligados à cidadania e ao cotidiano que são impactantes para a sociedade. Como a “insegurança alimentar” que, para ele, é uma pauta que tem grande chance de ser escolhida.

“A insegurança alimentar ficou evidente durante a pandemia e foi um tema debatido tanto por professores nas escolas nacionais como por lideranças políticas. Além disso, há o aumento dos preços dos alimentos e o desemprego em alta, que pode contribuir para o aumento da fome”, comentou o especialista.

Desafios da inclusão digital
O professor citou ainda temas como “cultura do cancelamento”, “ensino à distância” e “internet e tecnologia” como prováveis para serem debatidos no Enem.

“A falta de acesso à internet ficou evidente durante a pandemia. Além disso, alguns alunos foram diretamente impactados por isso com o ensino à distância. O afastamento das crianças das escolas, por falta de internet, celular e computador, trouxe um impacto negativo para a educação e pode ser colocado em debate no exame”, explicou José Eustáquio Simões.

Combate a epidemias
O especialista, no entanto, avaliou como “pouco provável” a chence de a Redação deste ano trazer temas relacionados ao combate a pandemias. “Combate a epidemias é um tema que muitos especialistas estão apontando como provável, mas eu não acredito devido à ação do Governo Federal em relação ao tema”.

Que pensa diferente, é o professor de Redação João Filho, da Plataforma Professor Ferretto. Para ele, o enfrentamento às epidemias não pode ser descartado por ser uma realidade mundial. “Em virtude do impacto, da abrangência não só brasileira como mundial, é um tema possível sim. Eu não o descartaria”, avaliou.

O professor, contudo, citou outros temas com tendo maiores chances de serem escolhidos, como “participação democrática do cidadão” e “Copa do Mundo”. “É um evento esportivo que tem um caráter social e cultural. O fato de a Copa ser no Catar, que é uma sociedade relativamente fechada e com valores diferentes do mundo ocidental também pode ser um tema interessante”.

Eleições
Outro tema mencionado nas redes sociais são as “Eleições 2022” ou o “sistema eleitoral”. Entretanto, João Filho avaliou como improvável o uso dessa pauta, por ser um tema polêmico e que divide opiniões.

“Acredito que não. Pelas evidências que temos, alguns dias após o fim do segundo turno, manifestantes ainda estão nas ruas contestando os resultados. Mas do ponto de vista jurídico, até onde se sabe, parece bastante seguro. Como é um tema polêmico, que pode levantar debates mais acalorados, talvez não seja tema do Enem deste ano”, explicou o especialista.

PNE indica 35 possíveis temas

Apesar dos palpites, o professor de Redação disse que o tema é imprevisível e, por isso, os profissionais trabalham estruturas de temas para que o aluno possa se adaptar, independentemente do assunto que será cobrado na prova. João Filho sugeriu que os candidatos consultem a lista com 35 possíveis temas de redação divulgados pelo Portal Nacional da Educação (PNE).

Dentre os temas listados pelo PNE, destaque para:

  • “Educação à distância e os impactos da pandemia no sistema de ensino online”
  • “O voto como ferramenta de transformação da sociedade”
  • “O abuso nos trotes universitários”
  • “A importância da empatia e da prática do voluntariado”
  • “Violência doméstica contra crianças”
  • “Desenvolvimento sustentável”

Relembre os temas das redações das últimas edições do Enem:

  • Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • Enem 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • Enem 2019:
  • Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Enem 2017:
  • Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • Enem 2015: A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira

Fonte: Hoje em Dia

Comentários
COMPATILHAR: