Uma grande operação descobriu fraudes em processos de licitação de 29 prefeituras mineiras. Os nomes das cidades envolvidas no esquema são mantidos em sigilo para não atrapalhar as investigações. As fraudes ocorriam em compras públicas de medicamentos feitas em empresas de Belo Horizonte, Contagem, Bom Sucesso, Sete Lagoas, Juiz de Fora e Ribeirão das Neves. Nesta quinta-feira, representantes do Ministério Público, Receita Estadual e polícias Militar e Civil cumpriram mandados de busca e apreensão nos estabelecimentos envolvidos no esquema.
Segundo o coordenador da operação, o procurador de Justiça Evandro Senra Delgado, está comprovada a ligação de prefeitos no desvio de dinheiro. As investigações revelaram que servidores dos municípios combinavam o resultado da licitação com empresas distribuidoras de medicamentos.
?Parte dos remédios não eram entregues nos hospitais e postos de saúde. Era justamente o dinheiro relativo ao material não entregue que era embolsado irregularmente pelos servidores?, explica o procurador. Algumas fraudes correspondiam a 40% do valor licitado.
Segundo ele, ainda não é possível revelar o valor total desviado. ?Ainda não sabemos quando poderemos revelar as cidades envolvidas e as pessoas que participam do esquema. Primeiro, vamos trabalhar em cima dos documentos apreendidos hoje (quinta)?, afirma Delgado.

COMPATILHAR: