Sob intervenção judicial desde 19 de dezembro de 2014, após a constatação de  uma grave crise financeira e administrativa, a Santa Casa de Caridade de Formiga poderá, em breve, ter seu futuro definido com a escolha de uma nova mesa administrativa, que não precisará mais ser acompanhada de perto pelo Ministério Público e Judiciário.

Foi realizada na noite de quarta-feira (26), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Assembleia Geral Extraordinária dos Irmãos Benfeitores da entidade.

Da pauta da reunião, convocada pelo MP, constava a prestação de contas e custos pela intervenção, proposta de instituição de fundação e convocação de novas eleições. Participaram da assembleia, o juiz de direito, Ramon Moreira e os promotores de Justiça Láurence Albergaria e Clarissa Gobbo.

Após mais de 250 dias à frente da entidade, o provedor/interventor judicial da Santa Casa, Sidney Ferreira, comunicou aos presentes que protocolou junto ao Ministério Público um ofício colocando seu cargo à disposição.

Após várias discussões e sugestões, ao final da reunião foi definido que serão apresentados novos nomes para comporem o quadro de Irmãos Benfeitores, a serem apresentados em Assembleia Geral, marcada para o dia 28 de setembro. Dentro de 60 dias, deverá ser marcada a eleição para a nova Mesa Administrativa da Santa Casa de Formiga. Até a eleição, os Irmãos Benfeitores pediram para que o atual provedor/interventor, Sidney Ferreira, permaneça no cargo.

Outra decisão tomada na assembleia foi a liberação para que novos Irmãos Benfeitores se candidatem ao cargo de provedor e a outros cargos da Mesa Administrativa e não mais, somente os que há mais de seis meses estão no quadro de benfeitores.

assembleia site

Durante a assembleia, foi apresentado um diagnóstico situacional desenvolvido por Sidney Ferreira e pelo gerente geral da Santa Casa, José Orlando Fernandes Reis, além de um relatório com as ações, medidas adotadas e alguns dos resultados obtidos durante o período de intervenção (quadro abaixo).

Principais ações adotadas e resultados obtidos pela intervenção:

m comparação com o ano de 2014, o que contribuiu para a redução do endividamento da instituição; 

– renegociação e reabertura de crédito junto a fornecedores; 

– pagamento de diversos débitos em aberto;

– significativa redução do número de títulos protestados em cartório;

– prestação de contas dos convênios com Estado, Municípios e União, que se encontravam pendentes;

– inúmeras reuniões com representantes da Prefeitura de Divinópolis para adequar os serviços pactuados no contrato de gestão compartilhada da UPA (Unidade de Pronto Atendimento – Padre Roberto Cordeiro) daquele município;

– reformulação na forma de participação da Santa Casa na administração da UPA Padre Roberto, em Divinópolis;

– realização de um processo seletivo para a contratação de médicos para a UPA Padre Roberto no regime celetista;

– criação de métodos e processos administrativos para a Santa Casa, tanto para a matriz em Formiga quanto para a filial em Divinópolis;

– implantação de plataforma de compras pelo sistema de “pregão on-line”, com o intuito de reduzir custos e dar transparência à gestão;

– implantação de uma rotina de prestação de contas direta à população e a membros da assembleia da instituição;

– estímulo à criação de grupos de apoio e mobilização da comunidade em prol da manutenção dos serviços na Santa Casa;

– aprovação da Lei Municipal nº 5032/2015, conforme projeto de lei encaminhado para a Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal, para possibilitar a realização de contribuição espontânea de valores por meio da fatura mensal dos serviços de água/esgoto;

– trabalho contínuo para o restabelecimento de serviços contratados com o Estado e Municípios;

– implantação de um modelo de atendimento mais humanizado, priorizando a saúde e o bem-estar do paciente;

– criação de um Departamento de Informática e processamento de dados dentro das dependências da Santa Casa;

– criação de um Departamento Jurídico;

– reestruturação do Departamento de Comunicação da entidade;

– criação de um serviço de Auditoria Interna, a fim de identificar deficiências nos serviços, reduzir gastos e eliminar desperdícios;

– criação do serviço de teledoações que encontra-se em fase final de implantação;

– preenchimento dos cargos de chefia com profissionais de carreira da própria instituição, o que proporcionou redução de custos, valorização dos profissionais e melhoria na qualidade dos serviços prestados;

– treinamento dos funcionários;

– criação do Centro de Custos, que possibilita o acesso a informações financeiras detalhadas de todos os setores da instituição;

– viagens à capital do Estado para reuniões com autoridades representantes do Governo Estadual e/ou Governo Federal, em busca da liberação de recursos devidos e de novos aportes necessários para a manutenção dos serviços;

– reuniões com gestores e prefeitos das cidades que compõem a região oeste de saúde, deixando em fase de finalização a formação de um “consórcio” entre os municípios para auxiliarem no custeio dos serviços prestados pela Santa Casa;

– negociação direta com a Prefeitura de Formiga para o recebimento de diversos débitos datados desde meados de 2012;

– credenciamento em fase final junto ao Ministério da Saúde para a realização de cirurgias cardíacas (procedimento de alta complexidade que tem melhor remuneração por parte do Estado), com o intuito de atender toda a região oeste de saúde, o que contribuirá para aumentar significativamente o faturamento financeiro da instituição e possibilitará, em curto espaço de tempo, a criação do Hospital Regional do Coração em Formiga.

– resgate da confiança da população que depende diretamente da Santa Casa e dos profissionais que prestam serviços na instituição, com parcerias com médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e demais colaboradores, o que impediu o fechamento da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto, UTI Neonatal e Maternidade que atendem a 54 cidades da região oeste de saúde.

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

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