O Papa Leão XIV se encontrou com James David Vance, vice-presidente dos Estados Unidos, na manhã desta segunda-feira (19), no Vaticano. Durante a reunião, o pontífice pediu pelo fim dos conflitos internacionais no mundo.
Os acontecimentos internacionais atuais, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, estiveram em pauta durante o encontro. Com o desejo expresso de que o direito humanitário e o direito internacional sejam respeitados nas áreas de conflito, Leão deixou claro que acredita em “uma solução negociada entre as partes envolvidas”.
O vice-presidente Vance havia se encontrado privadamente com o Papa Francisco no último dia 20 de abril, na Casa Santa Marta, ocasião em que trocaram votos de felicitações pelo Domingo de Páscoa.
No domingo (18), o Papa Leão XIV também se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Antes do encontro, o chefe de estado ucraniano acompanhou a missa de início oficial do pontificado de Leão.
Pelas redes sociais, Zelensky agradeceu publicamente as palavras do Papa, que reforçou a necessidade da busca pela paz.
“Agradecemos as palavras especiais pronunciadas hoje sobre a necessidade de uma paz justa e a atenção dada à Ucrânia e ao nosso povo. Toda nação merece viver em paz e segurança”, escreveu o presidente ucraniano em suas redes sociais.
Fonte: Bernardo Haddad/ Hoje em Dia