Redação Últimas Notícias

A partir deste domingo (1º) torna-se obrigatório o porte do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) 2018 para os veículos com final de placa 1 a 5. O motorista flagrado em situação irregular é punido por infração gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$293,47. O automóvel ainda é recolhido.

Os veículos com placas de final 0, 6, 7, 8 e 9, passam a ser fiscalizados a partir de 1º de agosto, data-limite para estar em dia com o documento. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) já arrecadou R$560 milhões com o imposto.

Até agora, 66,5% da frota em Minas com placa de 1 a 5 já foi licenciada. O número representa 3,1 milhões dos carros, motos e caminhões aptos ao documento. Outros 1,5 milhão ainda precisam quitar os débitos para estarem regularizados.

Dentre as principais pendências para garantir o licenciamento estão a não quitação da taxa, do seguro obrigatório (Dpvat), de multas e do IPVA dos veículos, conforme o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran). O motorista pode conferir se o automóvel está regular ou se há ainda algum problema para a regularização no site do Detran (clique aqui).

No total, 9,3 milhões de veículos estão em condições de serem licenciados no Estado.

 Como pagar

A guia para o pagamento da taxa deve ser emitida no site da Secretaria de Estado de Fazenda (clique aqui), nas repartições da secretaria ou nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

A quitação deve ser feita nos caixas eletrônicos ou guichês dos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Sicoob, Mercantil do Brasil e casas lotéricas, apresentando o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam).

 

COMPATILHAR: