Dentre os muitos inquéritos que tramitam pelo Ministério Público e órgãos judiciários, figuram alguns que acabam chamando a atenção, particularmente, por estarmos em ano eleitoral e via-de-regra, alguns dos que neles figuram como autores ou denunciados, são tidos como pré-candidatos para concorrerem a cargos eletivos no próximo pleito.

Nos bastidores, o zum-zum-zum chega a ser frenético toda vez que uma “bomba” destas explode, mesmo quando se sabe que seus efeitos podem ser retardados. Em especial, nas últimas semanas, vieram à baila detalhes sobre o que e como, tais denúncias chegaram ao Ministério Público, onde muitas delas tramitam, ou não, como “inquéritos civis”.

Ao que o portal apurou, o vereador e potencial pré-candidato ao cargo de deputado estadual, Cabo Cunha, é figura central em uma delas. A peça é de autoria da Mesa da Casa e foi encaminhada ao MP em 2021. Na denúncia, se relata o “uso indevido de veículos oficiais e o possível uso, igualmente indevido, de funcionários da Casa, no intuito de se autopromover”.

É óbvio que os inquéritos ainda estão em andamento e, portanto, não há nenhuma condenação imposta ao vereador, o que poderá ocorrer, ou não, após concluídos os tramites normais e legais e o envio da peça à Justiça, se for o caso. Lá é que se dará a decisão condenatória, ou não.

Detalhe:

 As denúncias acima mencionadas, conforme informado, ocorreram no ano de 2021 e, analisando-as à luz dos fatos, como normalmente este órgão de imprensa faz, já que cobre com muita frequência os atos públicos da Câmara, percebe-se que hoje, entre alguns acusadores e acusado, o clima é de paz, o que nos parece, não ser impeditivo para que o MP continue averiguando o que lhe foi informado, como é dever desta respeitável instituição.

Atualização:

A redação recebeu do ex-presidente da Câmara 2021, a solicitação para que informássemos aos nossos leitores: ” realmente a mesa por mim presidida cumprindo a lei e o regimento interno oficiou o Ministério Público dando-lhe ciência da denúncia trazida ao conhecimento público, por um vereador, em plenário.

Inquérito Civil
MPMG-0261.22.000013-5
03ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA
FORMIGA
PATRIMÔNIO PÚBLICO (CÍVEL)
02/02/2022
Aberto
Apuração de possível ato de improbidade administrativa em razão de indícios de promoção pessoal do vereador José Geraldo da Cunha, mediante uso de serviços de publicidade institucional da Câmara de Vereadores de Formiga, em reunião ordinária, no dia 12/04/2021.
COMPATILHAR: