A iniciação à literatura e educação financeira e na infância é um diferencial para um futuro equilibrado. Especialistas apontam os benefícios de se falar desse assunto com as crianças, cada vez mais cedo e de forma simplificada. Este é o objetivo do projeto cultural “As aventuras de Tutu e sua turma”, com base no livro de mesmo nome, da escritora formiguense Carla de Faria, que será apresentado em escolas de Arcos, Córrego Fundo e Pains, entre os dias 24 e 26 de outubro.
A iniciativa é voltada para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e busca levar conhecimento sobre a educação financeira, por meio da distribuição de exemplares do livro, da realização de rodas de conversa com a autora e os ilustradores, e do oferecimento de oficinas de encadernação artesanal — contrapartida social do projeto. Todas as atividades são gratuitas e contam com medidas de acessibilidade física e de conteúdo.
O livro “As Aventuras de Tutu e sua Turma” trata de temas como amizade, poupança, mesada, consumismo e planejamento. Ao mesmo tempo, em seis histórias, o leitor irá desbravar as aventuras de Túlio, o ‘Tutu’, um menino de nove anos, que descobre com os amigos Dudu, Bruna e Julia o valor do companheirismo, da Inteligência e das finanças para conquistar seus sonhos.
Segundo a autora Carla de Faria, “o livro é importante porque incentiva as crianças a cuidar melhor do seu dinheirinho, para que se tornem adultos mais conscientes de suas escolhas, de forma que saibam que podem alcançar todos os seus objetivos, desde que tenham planejamento”.
As rodas de conversa antecedem as oficinas e visam reunir os alunos para uma troca de ideias e experiências, além de apresentar o trabalho dos profissionais que participaram do livro, enquanto aprendem sobre os personagens e suas aventuras. As oficinas de encadernação se constituem complementam a vivência dos alunos.
O projeto será executado entre os dias 24 e 26 de outubro nas escolas da rede pública de ensino de Córrego Fundo e Arcos. As datas de realização em Pains serão divulgadas em breve.
No dia 24, o projeto dá a largada em Córrego Fundo, onde irá contemplar duas instituições de ensino municipais. A Escola Tereza Maria de Faria Vaz receberá três oficinas e o bate-papo com a autora pela manhã. Por sua vez, a Escola Rafael José Alves dará lugar à roda de conversa e a uma oficina na parte da tarde.
Já em Arcos, as atividades acontecem nos dias 25 e 26. No primeiro dia, quarta-feira, acontecerá o encontro com a autora e duas oficinas com os ilustradores no turno matutino da Escola Municipal Profa. Olinda Veloso. Na quinta-feira (26), será a vez da Escola José Bonifácio Gonçalves e da Escola Yolanda Amorim de Carvalho. Em cada instituição serão realizados um bate papo e duas oficinas.
Sobre “As Aventuras de Tutu e sua Turma”, o coordenador da iniciativa, Guilherme Aragão, destaca que “o projeto promove o encontro de leitores e autores, estimulando a leitura em uma fase decisiva para as crianças. E incentiva, de uma forma muito divertida, a reflexão sobre consumismo, poupança e o valor de trabalhar pelos nossos sonhos”.
O projeto “As Aventuras de Tutu e sua Turma” é uma realização da Bushido Produções e conta com o patrocínio das empresas Amep, Prodoeste, Arapé Agroindústria e Com Energia — com atuação e raízes em Formiga — além de Schattdecor, Matera e Geribello Engenharia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 204513).
Serviço
Projeto “As aventuras de Tutu e sua turma”,
Data: 24 de outubro
Horário: 7h30 e 8h30 (3 oficinas) | 10h (bate-papo)
Local: E. M. Tereza Maria de Faria Vaz – Córrego Fundo/MG
Horário: 13h (bate-papo) | 14h (2 oficinas)
Local: E. M. Rafael José Alves – Córrego Fundo/MG
Data: 25 de outubro
Horário: 7h30 (bate-papo) | 9h30 (2 oficinas)
Local: E. M. Profa. Olinda Veloso – Arcos/MG
Data: 26 de outubro
Horário: 7h30 (bate-papo) | 10h (2 oficinas)
Local: E. M. José Bonifácio Gonçalves – Arcos/MG
Horário: 7h30 (2 oficinas) | 10h (bate-papo)
Local: E. M. Yolanda Amorim de Carvalho – Arcos /MG.

O projeto busca levar aos estudantes conhecimentos sobre a educação financeira, por meio da distribuição de exemplares do livro “As aventuras de Tutu e sua turma” (Foto: William Cunha)

O projeto conta com oficinas presenciais e gratuitas, destinadas a alunos e professores da rede pública de ensino (Foto: William Cunha)

Rodas de conversa sobre a educação financeira são realizadas com os alunos, durante o desenvolvimento do projeto (Foto: William Cunha)