O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (18), que pessoas que possuem problemas mentais têm “desequilíbrio de parafuso”. A fala foi dita durante uma reunião em Brasília com ministros e governadores, para tratar de ações para prevenir a violência nas escolas.

“A OMS sempre afirmou que na humanidade deve haver 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça”, disse o presidente. Fonte: CNN Brasil.

O Brasil padece pela qualidade sofrível de seus políticos. Poucos escapam. E, nós, pobres mortais, temos que assistir aos disparates desses elementos, sem ética, sem decoro, sem moralidade, sem respeito e sem um pingo de dignidade para estarem à testa da presidência da República.

Espera-se de um mandatário da República comedimento em suas falas, pronunciamentos, em respeito à liturgia do cargo que exerce. Mas não é isso que testemunhamos. Quem estigmatiza alguém não merece consideração, mas a nossa repulsa.

Vejam algumas satíricas declarações de nossos políticos, que envergonham a todos. Bolsonaro, ao comentar previsão de mortes por coronavírus: “eu não sou coveiro”; agora Lula, ao se reportar aos portadores de problemas mentais: “são pessoas com desequilíbrio de parafuso”. Como se observa, são respostas desatinadas de nossos presidentes parlapatões, eleitos por incautos cidadãos que não aprendem a escolher os seus políticos.

Assim, não considero infeliz a afirmação do presidente Lula, mas própria de pessoas de topete alto que pensam que podem destilar as suas medíocres reflexões. Tanto Lula quanto Bolsonaro são duas figuras exóticas que envergonham a nação.
Aliás, o presidente Lula, em seu périplo pelo exterior, tem feito declarações bombásticas, irrefletidas, em relação aos EUA, Rússia e Ucrânia, revelando despreparo. A
soberba de Lula – de achar que tem a solução para os problemas mundiais – soa de forma quixotesca.

 

COMPATILHAR: