Uma Audiência Pública, promovida pelo vereador Cabo Cunha, reuniu no plenário da Câmara Municipal de Formiga, na semana passada, representantes de instituições e entidades que trabalham com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Estiveram presentes mães de autistas, membros da Família Formiga Azul (Movimento formiguense em favor dos autistas), o presidente da OAB – Subseção Formiga, Aécio Coutinho; o presidente do Consep- Conselho Comunitário de Segurança Pública, Marcus Phellipe Vieira; as mães Sirlei e Cristina (representante da ABA – Associação Betel de Assistência), o professor de musicoterapia, Jatanael Alves, e os vereadores: Juarez Carvalho, Cid Corrêa, Luciano do Gás e a assessora do vereador Luiz Carlos Tocão, Daniela Trindade. Nenhum representante do Poder Executivo esteve presente.

Durante o debate, foram ouvidos os dramas, as dificuldades, e também algumas conquistas das instituições com o trabalho desenvolvido com pessoas com TEA.

Uma das representantes da Família Formiga Azul, Pâmela Silveira, também expôs como estão os trabalhos e a criação do estatuto da associação.

O professor de musicoterapia Jatanael, disse que o trabalho desenvolvido na Associação de Moradores da Região do Engenho de Serra (AMORES), e também em outros lugares onde há um espaço para trabalhar com os autistas vem caminhando positivamente, porém, as instituições e entidades precisam da ajuda financeira para dar continuidade nas atividades.

Ele ainda ressaltou que se as autoridades não ajudarem por meio dos repasses de verbas parlamentares e/ou impositivas, todo o processo realizado com aquele grupo será em vão.

Os vereadores também destacaram a importância desses recursos e todos disseram que irão apressar e cobrar do Executivo, sendo que a maioria dos Projetos de Lei já haviam sidos apreciados e aprovados pelos parlamentares.

A vereadora Joice Alvarenga, durante sua fala, destacou como é sério o assunto sobre pessoas com TEA e devem ser valorizados todos os espaços de diálogo sobre o tema.

Assim como ela, várias mães presentes questionaram, e com razão, a ausência das Secretarias de Educação e Saúde. “São as famílias que sofrem com os seus filhos as dificuldades diárias para acessar os serviços públicos. Há uma enorme demanda reprimida na saúde, igualmente na educação”, comentou Joice.

O vereador Cabo Cunha também levantou a bandeira em defesa do autista. Ele disse que é preciso agilidade para as políticas públicas em favor desse e de outros grupos da sociedade, que dependem dos poderes: Executivo e Legislativo. “Vamos juntos lutar por uma cidade mais inclusiva, fraterna e feliz”, finalizou o vereador antes de encerrar o encontro.

Audiência

 Além dos recursos financeiros para as instituições e entidades direcionadas a pessoas com TEA, os presentes durante a Audiência Pública, listaram algumas providências que precisam serem realizadas por meio dos serviços públicos no município de Formiga:

  • A contratação de profissionais como neuropediatra e neuropsicologia;
  • Capacitação para os profissionais da Educação;
  • Criação de uma lei para a contratação dos profissionais de saúde específico (neuropediatra e neuropsicológica);
  • Exames complementares;
  • Ter uma equipe multidisciplinar para pessoas com TEA na Secretaria de Saúde;
  • Prioridade para pessoas com TEA nos atendimentos e espaços públicos, em especial na UPA – Unidade de Pronto Atendimento;
  • Trabalhos e acompanhamento psicológico para pais e responsáveis saberem lidar e cuidar de filhos autistas.

 TEA

Especialistas afirmam que o tema ainda é de pouco conhecimento na sociedade e, muitas vezes, tardiamente diagnosticado, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio neurológico bastante caracterizado pela dificuldade de interação social. Com diferentes graus de autismo, as pessoas que apresentam esse transtorno podem sofrer para se adaptar a uma vida autônoma em uma sociedade que não parece oferecer as adequadas ferramentas para atendimento e diálogo com essa população.

Entre os comportamentos mais característicos, os especialistas listam o pensamento lógico e objetivo que, por um lado, pode limitar a compreensão de ironias ou entrelinhas, mas, por outro, pode favorecer a qualificação na execução de diversas atividades e na solução de problemas. A criatividade e a capacidade de imaginação que o autista pode apresentar, assim como o perfeccionismo e a solidez dos valores apreendidos. Em contraponto, podem ter um incômodo intenso com simples erros cotidianos e muita dificuldade para lidar com imprevistos.

Fonte: Câmara Municipal

Foto: divulgação Câmara

Foto: divulgação Câmara

Foto: divulgação Câmara

Foto: divulgação Câmara

Foto: divulgação Câmara

Foto: divulgação Câmara

Foto: divulgação Câmara

Foto: divulgação Câmara

 

COMPATILHAR: