O relacionamento entre mãe e filha adolescente é, às vezes, tão difícil que poderia ser definido como a crise  da meia-idade versus a rebeldia da adolescência.

O motivo é simples: mãe e filha passam por períodos de transição crítico, onde rivalidade, mudança de papel, crise de identidade, realização pessoal, sexualidade, desejo de independência se chocam, se sobrepõem e se fundem de tal forma que as duas desfazem, fazem e refazem os laços que as unem. 

Para guiar as mães que estão passando por essa situação  com a filha a Biblioteca Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes traz como indicação de leitura da semana o livro “Mães e filhas: a arte de crescer e aprender a ser mulher”, da autora e psicóloga  Evelyn Bassoff.

A indicação faz parte do projeto ‘No meio do caminho tem um livro’, uma parceria entre o portal e as bibliotecas públicas da cidade. 

Resenha 

livro maes

Com sua feminilidade emergente e o incontido desejo de independência, a adolescente acaba mudando drasticamente seu relacionamento com a mãe. Essa mudança, de modo geral, cria na mãe profundos sentimentos de ansiedade, rejeição e perda. A doutora Evelyn Bassoff aborda a relação do ponto de vista materno, como a mulher de meia- idade pode lidar com tais sentimentos confusos. Ela reconhece que, assim como as filhas têm de se separar de suas mães para crescer, as mães devem modificar seu papel de provedora de bem estar dos outros e separar-se também de suas filhas, de modo a viver a própria vida plenamente e a desenvolver-se como pessoas mais maduras e autoconfiantes. 

Desse confronto, entretanto, emergem mais maduras e mais amigas, pois não precisam provar nada uma à outra. Elas se amam, se respeitam e reconhecem a necessidade, que a  doutora Bassoff ilustra como sendo as forças atuantes na relação humana mais complexa, que é a da mãe e filha, onde as duas agem, reagem e interagem, fortalecendo os laços que as unem. Ambas descobrem que ao fechar-se uma porta outra abre-se para elas.

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: