Após quase quatro anos de obras, começa a ser inaugurado, nesta sexta-feira (20) o maior Santuário dedicado à Santa Rita de Cássia do mundo, na cidade de Cássia, no Sul de Minas. Com público previsto de mais de 100 mil pessoas, serão três dias de celebrações, que se encerram em 22 de maio, dia da padroeira das causas impossíveis.

O novo Santuário ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 100 mil de edificação. Para receber os devotos, o espaço conta com um centro comercial e até uma réplica da casa de Santa Rita de Cássia. A capacidade é para até 5 mil pessoas sentadas, 2 mil em pé, além de um estacionamento para 200 ônibus e até mil carros.

Para marcar a inauguração do santuário, serão três dias de celebrações, incluindo missas, procissão e apresentações musicais. “Com muita alegria recebi a missão de estar à frente do novo Santuário de Santa Rita de Cássia. A expectativa de todos é grande para a inauguração. Cássia está de portas abertas para todos os fiéis e peregrinos. Serão dias de grandes emoções e bênçãos”, comenta o padre Michel Pires, responsável pela paróquia.

Impulso no crescimento na cidade

O município de Cássia, com 17 mil habitantes, se prepara para receber uma maior movimentação turística a partir da inauguração do santuário. Cristina Surmano, dona de uma pousada no centro da cidade, informa que já está com todos os quartos reservados desde o início do ano. “Agora a gente está tendo que dispensar, até ônibus de excursão a gente dispensou. E o próximo fim de semana também já está lotado. Pessoal está ficando em cidades vizinhas”, detalha.

A empresária diz que a população já se movimenta para atender o novo fluxo do turismo religioso. Desde o setor alimentício, até o setor imobiliário, a cidade tem a expectativa de crescimento econômico. “Estão todos se preparando, meu pai, que também tem um hotel, está investindo, aumentando a área. A nossa proposta aqui também é aumentar, fazer mais apartamentos”, comentou.

Cristina revelou que o setor imobiliário também está registrando maior procura, com a procura por investimento no turismo. “Algumas pessoas estão até querendo sair da própria casa para alugar. Pessoas de outras cidades vindo para cá morar aqui, procurar trabalho, na expectativa de que vai dar tudo certo. Eu acredito que com o passar do tempo as pessoas vão investir mais ainda”, conclui.

A idealização

O complexo religioso foi idealizado pelo empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, que considera a conclusão da obra a realização de um sonho. “Estamos finalizando esta grande missão de construir e entregar o maior Santuário do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia. A expectativa é fortalecer a cidade de Cássia, como um destino de turismo religioso e um local para se viver uma experiência de fé e evangelização. Divulgaremos ainda mais a Santa das causas impossíveis, promovendo o desenvolvimento e trazendo prosperidade para toda a região”, afirma.

“Foi um longo caminho até chegar aqui. Mas, tudo foi pensado e preparado com muito carinho. Estive em Cássia, na Itália, para pegar todas as referências. A casa de Santa Rita, da qual estamos fazendo uma réplica, é cheia de detalhes. Ela foi construída na época de 1200, 1300, quando viveu Santa Rita de Cássia”, detalha o idealizador do Santuário.

O empresário, de 73 anos, é um devoto fiel da Santa e também exalta a conquista de idealizar o terceiro maior Santuário do mundo. O primeiro lugar fica no Vaticano, seguido do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. “Me sinto um enviado da Santa para a construção deste Santuário”, finaliza o empresário.

Programação

As celebrações iniciam nesta sexta-feira (20), a partir das 20h, com a bênção da área comercial no Novo Santuário, espaço com 50 lojas voltadas para artigos religiosos e praça de alimentação. Em seguida, às 21h, acontece a apresentação da banda Maestro Godofredo de Barros, tradicional grupo da cidade de Cássia. A Fanfarra dos Veteranos também se apresenta no evento.

No sábado (21), a programação começa, às 9h, com a missa solene de Sagração do Santuário, presidida pelo bispo da Diocese de Guaxupé, Dom José Lanza Neto. O dia no novo Santuário prossegue com a adoração ao Santíssimo Sacramento, com benção solene, às 15h. A missa com a benção dos voluntários acontece às 19h e o show católico com Adriana Arydes fecha o dia, às 21h.

O domingo (22) inicia, às 9h, com a missa das rosas, também presidida por Lanza Neto. Em seguida acontece a cerimônia de doação do Santuário pelo empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, às 11h, com a participação do tenor Bruno Bioza. Às 15h, outra missa é celebrada no espaço e, às 18h, acontece uma procissão luminosa do Santuário Matriz, no centro da cidade, para o novo Santuário. Uma missa de encerramento, às 19h, marca o fim das celebrações de inauguração e o dia de Santa Rita de Cássia.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: