Os cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor em todo o estado de Minas Gerais estão com o horário de funcionamento ampliado desde segunda-feira (18).

A medida foi tomada por conta da proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, que se encerra no próximo dia 4 de maio, último dia para o eleitor se cadastrar ou regularizar o título eleitoral.

O chefe do Cartório Eleitoral de Formiga, Marcos Eugênio Lopes, informou que de 1º de janeiro até nessa terça-feira (19), foram registrados no município: 857 alistamentos, 248 transferências, 248 revisões e 33 segundas vias.

O Cartório Eleitoral está localizado à rua José Premillo Montolli, no Centro de Formiga.

A expectativa da Justiça Eleitoral é que o movimento nos cartórios se intensifique nesses últimos dias. Por esta razão, o atendimento ao público, em Formiga e outras cidades do interior do estado, antes era das 13h às 18h e, agora, o atendimento ocorre uma hora mais cedo, a partir de meio-dia. Já em Belo Horizonte era de 13h às 18h e passa a ser de 8h às 17h.

Quem se interessar em se cadastrar ou regularizar o título eleitoral também pode acessar o site (https://www.tre-mg.jus.br/eleitor/atendimento-eletronico-ao-eleitor).

Após campanhas para regularização e retirada de primeiro título, como a Semana do Jovem Eleitor, realizadas pelos tribunais eleitorais em março, houve um aumento da procura nos cartórios eleitorais, especialmente entre jovens.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o país ganhou, só em março deste ano, 445.553 novos eleitores entre 15 e 18 anos, um aumento de 27,6% na procura de jovens pelo título de eleitor, quando comparado com fevereiro.

Segundo dados da Justiça Eleitoral, só na Semana do Jovem Eleitor, Minas Gerais registrou 9.050 novos eleitores jovens inscritos em março. O estado foi um dos três em que houve maior engajamento dos jovens para tirar o título de eleitos.  Apenas em maio, Minas Gerais apresentou aumento superior a 10% na quantidade de eleitores com idades entre 16 e 18 anos, se comparados com os dados de fevereiro, quando o Estado contabilizava 72.379 jovens inscritos.

 

 

 

Fonte: Com informações do portal Hoje em Dia

COMPATILHAR: