A Prefeitura de Formiga pretende revitalizar as margens do Rio Formiga. Para tanto, está contando com os serviços de profissionais para analisar a viabilidade deste projeto.

Segundo informações  da  administração, na semana passada o engenheiro civil Paulo César Pinto, da empresa Maccaferri, visitou a cidade para conhecer as condições do rio e iniciar o estudo. Trabalho  que está sendo realizado sem custos ao município

O engenheiro foi acompanhado pelo secretário municipal de Obras, Flávio Passos, e pelo diretor do Saae, capitão Sousa, que o explicaram quais melhorias devem ser feitas.

“Precisamos desse estudo para execução do projeto de revitalização das margens do Rio Formiga. O projeto compreenderá o trecho do rio que vai da ponte próxima ao Saae até a ponte férrea localizada no Bairro Vargem Grande”, explicou Flávio.

O levantamento topográfico do rio já está com o engenheiro e a expectativa é de que, em breve, o trabalho seja entregue.

A obra

Caso a revitalização do Rio Formiga seja considerada viável, serão construídos cut-offs à montante das pontes, para proteção das fundações, aeração da água e redução da velocidade e da energia da correnteza nos períodos de cheia.

Também há a previsão de colocação de taludes, que serão protegidos com a construção de muros, feitos de gabião e de colchão reno. Todos os taludes serão revestidos por grama especificada para contenção. Ainda serão construídas plataformas acima dos taludes para criação de jardins.

Recursos

O prefeito Eugênio Vilela esteve em Brasília no dia 10 de março e, por intermédio do deputado federal Carlos Meles, se reuniu com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e com o secretário nacional de Saneamento Ambiental da pasta, Alceu Segamarchi Júnior. Na oportunidade, o prefeito explicou a necessidade de revitalização do rio e ouviu de Bruno que o Município deve enviar um projeto ao Ministério, para que sejam liberados recursos para a obra.

A intenção da Prefeitura é de que o projeto seja elaborado tão logo o estudo seja concluído.

COMPATILHAR: