Minas enfrenta uma disparada da Covid-19. Em menos de uma semana, a média de casos notificados a cada 24 horas saltou 936%.

O cenário reforça a necessidade das medidas de proteção contra o coronavírus e aumenta o alerta frente a aglomerações esperadas para os próximos dias, quando torcedores mineiros devem se reunir para acompanhar, pela TV, os jogos da Copa do Mundo no Qatar.

O salto nos diagnósticos consta nos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Entre 11 e 16 de novembro, foram 509 casos positivos no Estado, uma média de 100 por dia. Mas apenas na quinta-feira (17), foram 1.047 resultados positivos em 24 horas. A possibilidade de que parte das notificações estivesse “represada”, em função dos feriados, e tenha entrado no balanço de novembro não foi descartada.

A SES não se pronunciou sobre o aumento. Procurada na noite dessa sexta (18), a pasta informou que encaminharia o questionamento à área técnica. “No entanto, em virtude do horário, somente devemos ter uma resposta na próxima segunda-feira (21)”.

Infectologistas têm alertado sobre a possibilidade de circulação da subvariante da Ômicron BQ.1, um dos motivos para a nova onda da Covid no país. Em Minas, no entanto, ainda não há confirmação de casos ligados à mutação.

O médico Estevão Urbano demonstrou preocupação com o cenário. “Acredito que estamos vivendo uma nova onda, mas precisamos entender a magnitude dela. Se a analisarmos o quanto antes, pode ser menor. Se demorarmos a fazer esse estudo, pode existir a explosão de casos e internações”, alertou o ex-membro do Comitê de Enfrentamento da Covid em BH.

Na capital, as notificações da doença também cresceram, obrigando novas ações sanitárias para barrar o coronavírus. A mais importante é o retorno da obrigatoriedade da máscara contra Covid no transporte público e nas unidades de saúde.

Outra importante medida de prevenção é a vacinação, que está sendo ampliada em Minas com a imunização de crianças de 6 meses a 2 anos. Um lote de 95 mil doses da Pfizer chegou ao Estado para ser aplicado nesse público.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: