Os profissionais graduados no exterior selecionados pelo Mais Médicos deveriam se apresentar hoje aos municípios onde trabalharão, segundo cronograma do Ministério da Saúde. Até ontem, porém, o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) não havia atendido nenhum dos 41 pedidos de registro provisório protocolados. Os integrantes da diretoria do órgão devem se reunir na tarde de hoje para decidir se concederão as habilitações.
?Vou convocar uma reunião, vamos tomar uma decisão colegiada. Se a maioria entender que devo atender os pedidos, eu vou ver se concedo ou renuncio?, disse ontem o presidente do CRM-MG, João Batista Gomes. Ele defende que os profissionais formados no exterior precisam revalidar os diplomas e apresentar certificado de proficiência em língua portuguesa, requisitos não exigidos pelo programa.
O objetivo da reunião é discutir a nova recomendação dada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que vinha aconselhando os órgãos estaduais a atenderem os pedidos protocolados apenas depois de o Ministério da Saúde informar os locais de trabalho dos bolsistas e os nomes dos tutores e supervisores. A entidade voltou atrás na quinta-feira, ao interpretar que, em requerimento entregue à Justiça Federal no Rio Grande do Sul, a Advocacia-Geral da União (AGU) reconhece que os dados solicitados devem ser entregues, mesmo que isso só possa ser feito depois de concedidos os registros.
Gomes acredita que a entidade nacional mudou a orientação por estar sendo pressionada: ?Eu acho que isso é pressão política. Existe um temor de que possa haver até uma intervenção do governo federal para destituir as diretorias dos conselhos?.
Minas deve receber 42 profissionais formados no exterior, segundo o Ministério da Saúde. O CRM-MG informa que já recebeu 41 pedidos de registro provisório. A medida provisória que instituiu o programa prevê prazo de 15 dias para que os pedidos sejam atendidos, caso a documentação entregue esteja correta.. Formalizados no dia 5, os 13 primeiros pedidos deveriam ter sido acatados até a última quinta-feira. Outros 18 teriam de ser aceitos até a próxima quarta e mais 10, até 3 de outubro.

COMPATILHAR: