Um estudo sueco desenvolvido ao longo de 20 anos demonstrou que a memória humana está melhorando a cada geração, devido a fatores como níveis mais elevados de instrução e boa nutrição. Segundo os pesquisadores da Universidade de Estocolmo, os resultados do estudo – o maior já realizado sobre o tema – podem conduzir à elevação da atual idade de aposentadoria para homens e mulheres. Os resultados indicam que a idade de aposentadoria pode ser ajustada para além dos limites atuais, já que estamos retendo melhores funções cognitivas no processo de envelhecimento, destacou Lars-Göran Nilsson, professor de psicologia da Universidade de Estocolmo e líder do projeto, em entrevista ao jornal sueco Svenska Dagbladet.
A pesquisa envolveu 4.200 pessoas entre 25 e 80 anos de idade durante um período de 20 anos, com intervalos de cinco entre os testes. O estudo faz parte do chamado projeto Betula, que tem como objetivo examinar o desenvolvimento da memória a fim de identificar sinais preliminares de demência. Descobrimos que a memória das experiências, também conhecida como memória episódica, melhora a cada geração, disse Lars-Göran Nilsson. A memória episódica se refere a lembranças de acontecimentos específicos como, por exemplo, lembrar-se de uma viagem feita 30 anos atrás com a avó. Entre outros testes, os participantes do estudo tiveram que identificar cerca de 20 rostos, tempos depois de vê-los em fotografias mostradas pelos pesquisadores.
Determinante
Os cientistas concluíram que os fatores determinantes para o desenvolvimento da memória são os níveis de educação, a nutrição e o tamanho da família.
Flash
Os primeiros filhos tendem a ter melhor memória episódica

COMPATILHAR: