Quase metade das mulheres e um em cada três homens correm o risco de ter um derrame ou desenvolver doenças neurológicas degenerativas – como a demência e o Mal de Parkinson – durante a vida, segundo um estudo publicado nessa segunda-feira (1º). Pesquisadores holandeses consideraram as três condições ”para entender quão grande é o problema das doenças cerebrais incuráveis %u200B%u200Bno final da vida”, disse o autor sênior do estudo Arfan Ikram.

“Nós agrupamos essas doenças não só porque são comuns, mas também porque há indícios de que elas frequentemente ocorrem simultaneamente e podem compartilhar algumas causas sobrepostas”, disse à AFP Ikram, do Erasmus MC University Medical Center Rotterdam, na Holanda. Isso poderia significar que há também formas sobrepostas de atrasar ou evitar essas doenças, e a pesquisa descobriu que algumas estratégias preventivas podem reduzir o risco entre 20% e 50%.

Para o estudo, publicado no Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry, os pesquisadores acompanharam mais de 12 mil pessoas saudáveis %u200B%u200Bcom mais de 45 anos de 1990 a 2016. Ao longo dos 26 anos, 5.291 pessoas morreram. Quase 1,5 mil foram diagnosticadas com demência – 80% com Alzheimer – enquanto 1.285 tiveram um acidente vascular cerebral e 263 desenvolveram Parkinson.

Os resultados indicam que a probabilidade de mulheres com idade igual ou superior a 45 anos desenvolverem essas doenças é de 48%, e a dos homens, de 36%. A divisão de gênero se deve principalmente ao fato de que os homens morrem mais cedo que as mulheres, disse Ikram. “Nosso estudo não mostra qualquer tipo de efeito protetor para os homens”, disse. “Em vez disso, é apenas devido ao fato de que há menos homens sobrevivendo à velhice”.

Como as mulheres vivem mais, elas têm um risco maior de desenvolver essas doenças, e o estudo descobriu que as mulheres tinham duas vezes mais chances de desenvolver demência e derrame do que os homens. Embora não haja cura para essas doenças, um estilo de vida saudável – uma boa dieta, não fumar ou não ter diabetes – pode proteger contra o derrame e ajudar a prevenir o aparecimento de demência, disse Ikram.

Há também indicações de que um estilo de vida saudável pode reduzir o risco de Parkinson, acrescentou. Acredita-se que o custo das três doenças neurológicas seja de mais de 2% da produtividade econômica anual (PIB) do mundo, disseram os pesquisadores em um comunicado. Os pesquisadores observaram que, como o estudo incluía apenas pessoas de ascendência europeia com uma expectativa de vida relativamente longa, “pode %u200B%u200Bnão ser aplicável a outras etnias/populações”.

Em todo o mundo, cerca de 7% das pessoas com mais de 65 anos sofrem de Alzheimer ou alguma forma de demência, uma percentagem que sobe para 40% acima dos 85 anos. O número de pessoas atingidas deve triplicar até 2050, para 152 milhões, segundo a Organização Mundial da Saúde, o que representa um enorme desafio para os sistemas de saúde.

 

 

Fonte: Estado de Minas ||

COMPATILHAR: