De acordo com prazo estabelecido pelo Comitê Organizador Local, metade das sedes da Copa 2014 está com os trabalhos nos estádios atrasados. Apenas seis das doze cidades estão com as renovações em andamento: Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo.
Este é o segundo prazo estabelecido pelo Comitê, que representa a Fifa no país. A data inicial, 1º de março, já havia sido adiada devido aos atrasos.
?Muitos estados só agora, nesta semana, estão mandando a carta-consulta ao Ministério das Cidades para repassar à Caixa e pedir financiamentos?, afirma o deputado federal Sílvio Torres (PSDB/SP), da subcomissão da Câmara dos Deputados que acompanha os gastos de recursos públicos destinados à Copa do Mundo.
A assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirma que o Comitê Organizador analisará caso a caso o andamento dos projetos. O prazo é um marco. A partir deste dia nós vamos tirar uma radiografia, para ver como está a situação de cada estádio, explica Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF. ?Se alguém estiver muito distante, pode ser repensada [a participação da Copa]?, afirma Paiva.
Em nota, a Fifa afirma que o prazo foi estabelecido pelo Comitê Organizador Local e que apenas monitora o progresso das obras para garantir que os estádios estejam prontos até 31 de dezembro de 2012 ? para que eles possam ser usados na Copa das Confederações de 2013.
Não existe nenhuma punição prevista para quem descumprir a data e, por isso, os responsáveis pelas obras se dizem tranquilos.
?Eu acho que eles vão disponibilizar um novo prazo?, afirma Eduardo Ramos, Coordenador Jurídico da Secretaria de Esportes do Ceará. Em Fortaleza, a previsão é que as obras comecem até o final do mês de maio. O processo de licitação está na metade e deve ser concluído até o final da semana, segundo Ramos.
Na ?Cidade da Copa?, de Pernambuco, as obras também devem começar até o final do mês. ?Não existem condições de começar doze obras no Brasil inteiro, no mesmo dia, na mesma data, já que as regiões são diferentes, os regimes de chuvas são diferentes, as licitações são diferentes e os regimes de contratações das obras são diferentes?, afirma Sílvio Bompastor, gestor do projeto da Copa em Pernambuco.
Em Porto Alegre, o Beira-Rio ganhou um novo sistema de drenagem do gramado e cinco pilares que vão suportar a cobertura do estádio, mas a principal fase da obra está no aguardo de financiamento do governo, segundo o vice-presidente de Patrimônio do Sport Club Internacional , Emídio Ferreira.
A situação mais grave é a do futuro Estádio Nacional de Brasília, que sofreu com os problemas que envolveram o governo do Distrito Federal. A licitação já foi aberta e o início das obras é esperado para ainda este mês de maio.
O Maracanã, provável palco da final do campeonato, aguarda a abertura do licenciamento para a obra, mas o governo já começou os trabalhos de preparação do gramado, segundo sua assessoria de imprensa.
Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba e Manaus vivem as situações mais tranqüilas, com as obras já em andamento. Em São Paulo, o São Paulo Futebol Clube, responsável pelo Estádio do Morumbi, já reformou a estrutura de saneamento e parte dos banheiros e dos camarotes.
?São obras que não aparecem para que vê de fora, mas que são essenciais para a Copa do Mundo?, afirmou Emerson de Souza, assessor de imprensa do projeto do Morumbi para 2014. O clube aguarda uma resposta da Fifa sobre o novo projeto de remodelação enviado à entidade.

COMPATILHAR: